curso de e-commerce

Aulas e Dicas

Quatro maneiras de destruir sua loja virtual

10 mai , 2018  

Se você tem ou está pensando em criar a sua loja virtual, temos algumas dicas improváveis para que seu negócio não dê certo. Afinal de contas, realizar investimentos com compra de produtos, hospedagem de site, logística e profissionais do ramo digital é trivial e um investimento facilmente recuperável, certo?

Definitivamente, não! No entanto, a ironia está no seguinte fato: existem diversos profissionais do setor que não se preocupam com questões essenciais num negócio como esse e, portanto, acabam colhendo uma série de consequências negativas, como baixo número de vendas, reclamações constantes de usuários e muito mais.

Vale ressaltar que, ajustando pontos específicos numa loja virtual, a chance de conseguir captar e fidelizar clientes se fortalece, especialmente pelos indícios que o mercado tem apontado.

De acordo com o estudo Global Consumer Insights 2018, este ano, 71% dos brasileiros estão com a intenção de aumentar – ou ao menos manter – as suas despesas. E para quem trabalha especificamente com o ramo digital, o interessante disso é que 41% do consumo virá de smartphones e 30% de tablets.

Este número representa um enorme crescimento na compra por meio desses dois aparelhos. Há exatamente cinco anos, a intenção era de 15% e 20%, respectivamente.

Além disso, a confiança dos brasileiros também aumentou. No ano de 2014, 47% dos brasileiros estavam preocupados com a segurança ao realizar uma compra via smartphone e, no ano passado, o receio diminuiu para 29%.

Além de se destacar no segmento do entretenimento – que inclui videogames, livros e filmes – o País também tem mostrado um grande potencial para as compras online de produtos básicos, como fraldas, café e até mesmo detergentes.

Mas, voltando ao nosso clima de ironia, pouco importa saber os principais nichos de mercado, não é mesmo? Sendo assim, confira mais detalhes sobre como definitivamente destruir a sua loja virtual:

Fique ligado na Universidade ECommerce, o maior portal de cursos de ECommerce.

Não fazer uma pesquisa de mercado 

A mentalidade de um empresário que adota essa ideia é sempre a mesma: “Isso não é importante, teoria é perda de tempo; vamos nos dedicar a captar novos clientes de uma vez…”.

De fato, um profissional que leva seu negócio num modelo como esse, logo irá colher os frutos da sua falta de organização. Sem dúvida, levar tudo no achismo pode ser um verdadeiro “tiro no pé” para um empreendedor. Por isso, elabore com sua equipe um estudo de mercado completo, que contemple o seguinte aspecto:

  • Valores dos produtos – De maneira geral, podemos definir o preço de venda como o valor que você irá cobrar dos seus clientes. E, justamente por esse motivo, é necessário que a quantia adotada cubra todos os custos e despesas para que a empresa continue produzindo e também obtenha lucro sobre seu serviço.

Dessa forma, uma simples soma de custos + despesas + lucro resulta no preço de venda ideal para você adotar em seu e-commerce. No entanto, não se esqueça de também verificar os valores cobrados pelos seus concorrentes, já que eles podem indicar outros pontos que a sua empresa deve ajustar para oferecer os valores mais adequados e se tornar competitiva.

  • Pesquisa de concorrentes – Falando nesse assunto, vale ressaltar que uma pesquisa completa do conceito, abordagem de marketing e desempenho dos seus principais concorrentes é essencial para o sucesso do seu e-commerce.

Portanto, identifique os pontos fortes e fracos de cada um deles, além disso, as oportunidades e ameaças que o negócio oferece para sua empresa e, baseado nessas informações, crie campanhas que favoreçam o posicionamento do produto no mercado. Leve em consideração pontos como: valor do frete, prazo de entrega, garantias, além de questões relacionadas à qualidade de atendimento e de navegação do site.

Não divulgar 

Se você acha que não é necessário separar uma parte do seu orçamento para marketing, está na hora de rever os seus conceitos. Para que os produtos da sua loja virtual, de fato, cheguem ao conhecimento dos clientes, fique preparado para realizar investimentos em equipe de arte e comunicação, trabalhar em ideias criativas e também em promoções atraentes.

Infelizmente, muitos empreendedores não consideram essas ações importantes, e apenas ficam concentrados na contabilidade, em gerenciar o esquema logístico da loja e atender os clientes que já foram captados.

Contudo, não esqueça que essa será uma excelente maneira para destruir o seu negócio!

Coloque uma descrição pobre do seu produto 

Outra maneira infalível de destruir sua loja virtual é deixando o cliente com dúvidas por conta de uma descrição incompleta do produto. Se você fizer isso, com certeza ele terá muitas dúvidas se deve comprá-lo ou não e, dessa forma, será seduzido pelas ofertas do seu concorrente.

Para evitar a situação, prepare um breve texto que indique claramente todos os detalhes relevantes a respeito do item da sua loja, como tamanho, cores, material de produção, funcionamento, especificações técnicas, modo de uso, entre outros

Não ter fotos profissionais 

Usar uma câmera de má qualidade e ainda tirar fotos com iluminação e ângulos comprometedores é mais um passo para destruir sua loja virtual.

Como essa, definitivamente, não é a sua intenção, preste atenção em elementos como:

  • cores – verifique se não há distorções ou mudanças que possam incomodar o seu cliente ao receber a mercadoria.
  • zoom – pode ser um quadro, livro, roupa ou qualquer outro objeto. O fato é que quem navega numa loja virtual deve ter uma visão completa do produto, visto que não pode tocar nele.
  • variedade de ângulos – frente, verso, laterais… mostre tudo e, dependendo do ramo da sua empresa, faça até mesmo vídeos explicativos para eliminar as dúvidas.

O que achou dessas dicas imperdíveis para destruir a sua loja virtual?

Se você realmente não deseja investir nelas, temos uma solução que pode te ajudar muito: um curso de e-commerce que irá te ensinar passo a passo como montar e equipar sua loja virtual para destacar-se nas vendas.

São mais de 16 anos de experiência, totalmente voltados para o seu desenvolvimento em técnicas de venda eficazes para que você realize um baixo investimento e ainda, assim, consiga resultados surpreendentes.

Ficou curioso para saber mais? Clique aqui e continue pelo blog.

 

, ,

By



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *