cursos de e-commerce

4 motivos para o cliente abandonar sua loja virtual

11 jul , 2018

Se você já tem uma loja virtual, certamente reparou que uma grande quantidade de clientes abandona o carrinho de compras antes da transação finalmente ser concluída.

Num contexto como esse, em primeiro lugar, é importante afirmar que uma taxa de 50% a 60% de desistências está dentro da normalidade. De fato, muitos internautas realizam pesquisas e calculam todos os gastos que teriam com a compra de um produto ou serviço antes de fechar o negócio de fato.

Porém, fique atento: se no seu e-commerce a taxa ultrapassa o que especificamos, é hora de rever alguns pontos que podem estar impedindo o seu cliente de concluir uma transação na loja.

Se você prestar atenção e tirar do caminho esses obstáculos, terá chances de aumentar em até 20% o número de vendas no seu site e garantir a satisfação dos compradores.

Sendo assim, além do seu lucro crescer, você irá criar uma boa imagem junto ao mercado, algo que mais cedo ou mais tarde abrirá novas oportunidades de negócios e parcerias.

Porém, sem mais delongas, vamos aos quatro motivos. Confira:

4 motivos para que seu cliente abandone o carrinho de compras

Frete

Certamente, o primeiro e principal motivo para desistências numa loja virtual é o valor do frete. E isso, geralmente, acontece no carrinho de compras porque, ao partir para essa página, o cliente realizará o cálculo de acordo com o local que deseja a entrega. Dependendo do comércio, o frete, muitas vezes, pode ser até mesmo mais caro que o produto, o que dificulta ainda mais a aquisição dos clientes.

Como reverter essa situação?

Primeiramente, é preciso escolher o método de entrega mais adequado para seus clientes. Geralmente, você pode trabalhar com os Correios ou, então, com uma transportadora. Para tomar a decisão sobre a melhor opção para seu e-commerce, leve em consideração pontos como:

Regiões de abrangência: nos Correios, a região de abrangência, geralmente, é mais ampla que as transportadoras. No entanto, existem empresas que oferecem valores mais competitivos que os Correios. A maneira de resolver essa equação é colocando na balança quais são os lugares onde geralmente acontecem seus pedidos e quais os valores oferecidos por essas companhias atualmente.

Peso do produto: no Sedex dos Correios, você não poderá enviar mercadorias com mais de 30 kg. Já no PAC, o peso máximo é de 50 kg. Nesse contexto, ainda é importante ressaltar que a empresa trabalha com sete modelos de caixas e, se seu produto não couber em nenhuma delas, você precisará obrigatoriamente trabalhar com uma transportadora.

Depois de tomar a decisão sobre qual é a melhor opção para sua loja e-commerce, você também poderá reverter a situação das desistências pensando em duas ações:

Negociação de valor de frete:  seja nos Correios ou numa transportadora, dependendo do seu volume de entregas, é possível negociar opções mais vantajosas de valores. Por isso, converse com seu fornecedor e, se necessário, faça uma pesquisa para encontrar outras empresas de qualidade dispostas a diminuir o valor de frete para você.

Frete grátis: uma estratégia muito comum entre empreendedores de e-commerce é investir no frete grátis para compras acima de um determinado valor. Além de aumentar seu ticket, essa oportunidade certamente dará mais motivação e confiança ao cliente sobre sua loja virtual.

Prazo de entrega

Além dos custos altos com frete, outro fator de desistência de muitos clientes está relacionado a um elevado prazo de entrega. De certa forma, voltamos a pontos que também abrangem a nossa questão anterior, sobre transportadoras e Correios.

Brasileiros bem sabem que, por muitas vezes, os Correios entram em greve, e acabam prejudicando uma série de entregas de e-commerces. Por outro lado, transportadoras também enfrentam problemas específicos que devem ser alinhados antes da contratação. O fato é que essa decisão também afetará o prazo de entrega do seu produto. Por isso, para evitar situações de desconforto ao cliente, tente ao máximo negociar com a empresa de entrega a fim de diminuir o prazo de entrega.

Ao menos, tente deixá-lo igual ao do seu concorrente. Dessa forma, esse não será o fator mais decisivo de desistência no carrinho de compras.

Segurança

Além de conferir o frete e o prazo de entrega, outro ponto muito importante para o cliente é a segurança. Afinal de contas, fazer compras pela internet pode soar bastante incerto para muitos clientes, justamente por não entrar em contato com uma loja física ou conhecer os vendedores. Dessa forma, quando não se sente seguro o suficiente para concluir a compra, ele simplesmente abandona o carrinho e deixa a loja virtual.

Para evitar uma situação como essa, certifique-se que todos os selos de segurança da página estejam visíveis. Além disso, o próprio navegador deve indicar que o seu site é confiável para navegação.

Usabilidade

Por fim, todo empreendedor do setor de e-commerce deve ficar atento para a usabilidade da página onde são mostrados os itens do carrinho de compra. Muitas vezes, as desistências acontecem porque o cliente não encontra claramente uma foto dos produtos que comprou, as especificações de frete e prazo de entrega, bem como de valores totais.

Portanto, a melhor maneira de reverter essa situação é deixando as informações claramente dispostas no carrinho de compras. O usuário deve se sentir confiante para finalizar o pedido sem encontrar dificuldades demais para conferir o que comprou e, além disso, acrescentar ou excluir itens com poucos cliques. Também fique atento para a velocidade do site. Se as imagens estiverem muito pesadas, o carregamento será muito demorado e, certamente, o cliente ficará impaciente para dar continuidade.