SEO para loja virtual

Dicas de SEO para loja virtual

31 jul , 2018

Confira dicas de SEO rápidas e eficazes para priorizar sua loja virtual no posicionamento dos resultados de busca do Google, e veja também como saber mais sobre SEO para loja virtual por meio da Universidade Ecommerce.

No universo do Marketing Digital, as estratégias de otimização das ferramentas de um site são chamadas de SEO, sigla em inglês para Search Engineer Optimization. É importante lembrar que tais técnicas não englobam campanhas pagas, realizadas no Google Adwords, e sim resultados da busca orgânica.

Pelo que se conhece da área, existem centenas de considerações que são levadas em conta pelos mecanismos de relevância do Google durante uma avaliação da página ou site.

As principais, e mais comentadas, envolvem palavras-chave, qualidade e originalidade do conteúdo, além de links em outros sites que direcionam para o seu.

Importância do SEO para loja virtual

O sonho de todo investidor é ter sua loja virtual bem posicionada nas buscas do Google sem ter que pagar por isso, ou seja, através da busca orgânica (sem fazer uso de links patrocinados).

Para alcançar esse resultado, é necessário empregar técnicas de SEO e ter um planejamento de marketing muito bem feito em sua loja virtual.

Confira 4 dias de SEO que contribuem nesse processo para se destacar no ranking dos sites priorizados pelo Google durante as pesquisas de seus usurários.

Dicas de SEO para loja virtual

Descrição

Nada mais é que a descrição dos produtos, ou seja, a forma como são cadastrados no sistema. Trata-se de um processo trabalhoso, que demanda tempo e, muitas vezes, os responsáveis pelo site optam por copiar descrições já feitas de outros sites (no caso de produtos semelhantes), a fim de agilizar esse processo.

O ato de retirar conteúdo já pronto de outro site, e até mesmo de um concorrente, é muito prejudicial para o seu negócio.

O Google sempre busca dar mais relevância aos conteúdos originais, ou seja, ao reaproveitar a descrição de outra loja, seu site deixa de receber relevância, uma vez que o texto é de propriedade de outro local (o que também acaba gerando repercussão positiva para o concorrente, através de link building).

Em poucas palavras: ao replicar um conteúdo já existente, o algoritmo do Google apenas ignora a existência de seu site, e a loja deixa que ganhar relevância.

O ideal é que seja desenvolvido uma descrição individual, única e própria para cada produto, para que cada página interna do produto seja específica, com uma descrição singular, contendo título e material original e, dessa forma, apenas assim, o Google possa conferir relevância ao site.

Fotos e peso das imagens

Ao cadastrar a foto em um site ou loja virtual, é preciso também otimizar, por exemplo, o tamanho da imagem para que ela não fique “pesada”. É claro que, hoje em dia, várias plataformas de upload de fotos já se encarregam de corrigir esse detalhe, porém, em casos de imagens muito grandes, o sistema pode apresentar falhas nesse processo de otimização.

Visto isso, é preciso conferir os aspectos da imagem (tamanho e qualidade) no momento de cadastrá-la. As fotos devem estar em formato reduzido, para carregar mais rápido, isso porque um dos critérios que o Google considera no momento de posicionar sites no resultado de uma busca é a velocidade de carregamento do site.

Se o seu site é lento, ou mais devagar que o do concorrente, ele terá menos relevância para os mecanismos de busca, e aquele que carrega mais rápido será considerado mais viável para o Google (por isso o peso da imagem é tão importante).

Outro detalhe importante com relação às imagens: ao salvar uma foto em uma plataforma de edição (como o Photoshop, por exemplo), existe a opção “Salvar de maneira progressiva”. Ao selecionar essa forma, a foto, ao ser aberta na página da loja virtual, carregará aos poucos, sendo exibida progressivamente, o que agiliza ainda mais a velocidade do site.

A opção contrária, que não considera a exibição progressiva, ao abrir o site, deverá primeiro carregar a imagem inteira para só depois exibi-la, o que dificulta ou diminui a velocidade da página no geral.

Linkagem interna

A linkagem interna é muito importante, mais especificamente da home (que possui maior importância dentro do site por ter mais força de acordo com os critérios do Google).

No caso, ao exibir um produto na home, com linkagem para a página do produto, este será considerado mais importante para o Google.

Por exemplo: enquanto um produto não aparece na home, e apenas como resultado de busca, sua posição não é tão privilegiada como passa a ser a partir do momento em que se torna destaque na página inicial do site.

Em síntese: ao estar na home com um link, o produto passa a ser considerado mais importante, o que o leva a alcançar melhores posições no ranking dos mecanismos de busca.

A linkagem interna torna-se, dessa forma, uma opção extremamente viável para quem precisa dar ênfase em um determinado produto.