Ao criar uma loja virtual, o seu criador espera alcançar o maior tráfego possível. Para que isso aconteça, é necessário atrair usuários para o seu negócio virtual e convencê-los a comprar o seu produto ou a contratar os seus serviços.
Mas, é preciso ter ciência de que visitas são custos e diante de um cenário econômico ainda em recuperação, é necessário muito empenho e aproveitar os visitantes o quanto for possível.
Outro fator muito importante é saber a diferença entre tráfego e audiência. O que vende não é o tráfego e sim a audiência, pois o tráfego se compra, enquanto que a audiência tem que ser conquistada. O fato de o usuário clicar no seu anúncio e te visitar não significa que são seus clientes ou que vão permanecer no seu site.
Para prender a atenção dessas pessoas, é preciso convencê-las a retornar e, então, isso significará que a sua audiência foi estabelecida. Dessa forma, é possível obter melhores resultados de vendas. O ideal é criar tráfego, a consequência disso poderá tornar estes usuários em audiência para que, desse modo, aumente suas vendas.
O tráfego é o norte principal para que o seu negócio online cresça, ou seja, que o fluxo de usuários que visita sua loja virtual compre ou contrate o seu serviço. Quanto mais audiência o seu empreendimento tiver, maiores serão os lucros alcançados.
A verdade é que todo site deve ter o tráfego sempre em destaque no mercado online, sendo assim, as chances de aumentar suas vendas serão maiores. Também, o número de visitantes pode crescer, transformando-se até em novos clientes.
Para isso, o tráfego precisa ser convidativo; aquele que se destaca entre os demais e possui boa qualidade. Atualmente, desde pequenas, até médias e grandes empresas possuem blogs como fonte de contato com o seu público alvo e, dessa forma, conseguem aumentar o número de visitantes em seu site.
Quando se possui um blog ou um podcast, a tendência de aumentar o consumo dos produtos vendidos por sua loja são imensas e, atrelado a ela, vem os lucros. Algumas estratégias podem alavancar a lucratividade, enquanto que outras podem ter uma baixa qualidade em tráfego.
Fique ligado na Universidade ECommerce, o maior portal de cursos de ECommerce.
Não é nada fácil ter um tráfego relevante, mas não quer dizer que seja impossível. O que acontece é que existem usuários que visitam somente a primeira página, ou seja, se o seu site não aparece nos primeiros resultados de buscas do Google, será impossível conseguir o tráfego orgânico.
Talvez muitas pessoas devem estar se perguntando, o que é tráfego orgânico? Então vamos lá! É simplesmente o nome dado ao tráfego que encontra sua loja virtual em veículos de pesquisa como o Google. Vale lembrar que ainda existem mais quatro tipos de tráfego que são eles:
Os usuários entram com o endereço de seu site na barra de pesquisas.
Quando as pessoas encontram o seu site por meio de anúncios.
Neste caso, o usuário chega até o seu site por meio de indicação, talvez de outro site.
As pessoas chegam até a sua loja através de algum link já compartilhado nas redes sociais.
É isso mesmo! É totalmente gratuito, essa é uma das suas principais características.
Nesta situação, não é recomendável apostar somente no tráfego orgânico, pois esse veículo depende de otimização, e essa melhora não acontece num estalar de dedos, mas a longo prazo. É algo que poderá vir a dar resultados daqui a dois ou três anos, mas, e nos anos anteriores, o que fazer com o espaço que ficou vazio?
Por isso, é importante investir tanto no tráfego orgânico quanto no pago, já que por meio de um bom investimento em uma campanha, o efeito de resultado surge em tempo real. São duas estratégias muito importantes: uma para curto prazo e outra para médio e longo prazo.
Não é preciso descartar uma ou outra das duas opções, é possível utilizar os dois meios para criar suas campanhas de publicação de seu site desde que saiba escolher qual será a mais apropriada, aonde quer chegar e em que tempo, se é em curto ou longo prazo.
Por meio de um bom conteúdo, é possível atrair muitos visitantes fazendo com que eles voltem ao seu site. Portanto, é preciso que ele seja relevante ao ponto de surpreender todos os usuários. É fundamental criar conteúdos que prendam a atenção do leitor e, principalmente, que solucionem o seu problema.
Não importa o veículo que será utilizado para elaborar esse conteúdo, pode ser por meio de imagens, podcast, textos ou até mesmo infográficos. O que importa mesmo é que sejam de ótima qualidade, chamem a atenção e levem o usuário não só a voltar à página, mas tornar-se seu cliente.
Todo mundo sabe que não é tão simples criar conteúdo. É possível desenvolvê-los fazendo uso de assuntos que sejam interessantes e sempre focados no que o seu público busca, pois de nada vai adiantar criar algo que não condiz com o seu público.
O que é preciso ter em mente é que não basta querer fazer divulgação de seu empreendimento só com a intenção de vender e obter lucros. É necessário pensar também em passar informações e que essas sejam claras e objetivas, capazes de atrair o visitante e fazê-lo se interessar e conhecer mais sobre seu site, produtos ou serviços.
Outros pontos primordiais são falar de assuntos que sejam úteis para o seu público-alvo e também da importância de saber quais são os interesses de seu leitor, quais são os seus dilemas e o que lhes preocupa. As redes sociais são uns dos melhores veículos para descobrir o que o seu público busca.
Se a sua loja virtual está com dificuldade para ser vista e crescer no mundo online, além de a equipe não contar com muita experiência no assunto, o ideal é procurar por cursos de capacitação que vão ajudá-los a lidar com essas dificuldades.
Veja também como iniciar uma loja virtual com pouco orçamento
Você sabe o que é e-commerce? A Universidade Ecommerce conta com diversos cursos que vão auxiliar tanto gestores e colaboradores que já entendem sobre as lojas na internet quanto quem não sabe o que são as lojas virtuais. Acesse agora o blog e aprenda muito mais sobre o assunto!
Fiquem ligados na Universidade Ecommerce.
Faça já nosso mini curso de ecommerce grátis e comece sua máquina de vendas 24h por dia.
audiencia ecommerce, o que é e-commerce?, tráfego no ecommerce
Comments RSS Feed