como montar uma loja virtual

Aulas e Dicas

Como iniciar uma loja virtual com pouco orçamento

3 jul , 2018  

Muitas pessoas têm o desejo de saber como montar uma loja virtual, mas elas esbarram na parte financeira, ou seja, na falta de recursos para poder começar esse negócio. É claro que o investimento é sempre importante, mas ele não precisa ser uma fortuna. É possível otimizar esse valor, de modo a começar com menos dinheiro e conseguir obter lucros ainda assim.

Para tal, é fundamental aprender mais sobre o assunto, visando que você saiba não apenas como montar negócio virtual, mas sim como fazer isso com um investimento mais baixo do que você pode imaginar.

Como funciona o processo de abertura de uma loja física?

Se você tiver o interesse de abrir uma franquia em uma loja física, como a Cacau Show ou o Boticário, a primeira coisa que lhe será perguntada é o número de pessoas que passa na frente desse ponto comercial. Para poder abrir essa loja, é preciso ter um ponto físico, que servirá para a instalação de toda a estrutura e a comercialização dos produtos ou o oferecimento dos serviços.

Depois de encontrar o local, a franqueadora pedirá para que você fique em frente ao ponto para saber o número de pessoas que passam ali por minuto. Isso deve ser feito em diferentes momentos do dia, como no começo da manhã, no começo da tarde e no final da tarde, por exemplo. Com base nesse número de pessoas, a franqueadora validará se aquele é um bom ponto ou não e se você pode ou nao abrir a franquia naquele local. Logo, a primeira preocupação das franqueadoras nesse caso é saber se o tráfego de pessoas ali é suficiente.

Isso é feito para que, depois de aberto o negócio, você saiba se será possível realizar vendas ou oferecer serviços naquele ponto, o que é fundamental para a subsistência do negócio. O tráfego é uma questão sumária, que pode até mesmo parecer óbvia, mas muitas pessoas não se atentam a isso, o que pode fazer com que o negócio não traga os resultados esperados.

A importância do tráfego para a sua empresa

O funcionamento de uma loja virtual é diferente do de uma loja física, mas muitas pessoas que possuem o interesse de abrir um e-commerce não percebem que a similaridade entre esses tipos de negócio é muito grande. O tráfego é um dos principais pontos: enquanto uma loja física depende do tráfego de pessoas que passam por sua fachada, o mesmo se aplica a uma loja virtual, mas o tráfego são as pessoas que navegam na internet e encontram sua loja.

Quem tem um orçamento baixo precisa, primeiro, pensar na questão do tráfego, para então, continuar com o processo de montagem de uma loja virtual. Caso contrário, será necessário investir um valor considerável em tráfego pago para trazer pessoas ao site. O grande problema nesse caso é que o orçamento limitado, aliado ao investimento em tráfego pago, leva suas expectativas lá para o alto, ou seja, fazem com que você queira recuperar logo o investimento feito, o que nem sempre acontece em novos negócios.

Se isso acontecer, pode ser que você fique desmotivado e pense que a loja não dará certo, o que não é verdade, já que é preciso esperar por um tempo de maturação até que ela possa começar a trazer resultados melhores.

Fique ligado na Universidade ECommerce, o maior portal de cursos de ECommerce.

Como montar um e-commerce com o orçamento limitado?

Para começar, é preciso conquistar a audiência primeiro para depois pensar em vender. Com o tráfego, a venda passa a ser uma consequência, embora essa não seja uma relação diretamente proporcional. A grande questão nessa etapa de montagem com pouco investimento é como conseguir a audiência sem investir em mídia. Existem vários casos de pessoas que começaram a vender através de perfis de Instagram, Facebook, WhatsApp ou blogs. Pode ser que isso aconteça consciente ou inconscientemente, mas o processo sempre inicia com a criação de um perfil e a divulgação de conteúdo relevante para sua audiência.

Com isso, elas conseguem um maior número de seguidores, o que se transforma em uma fonte de tráfego. Com isso, elas conseguem vender no próprio perfil ou blog, até chegar um ponto em que o grande volume de pedidos torne viável a abertura de uma loja virtual. Assim, essas pessoas conseguirão gerir e organizar seu negócio com mais eficiência e dar mais atenção a ele, tudo isso devido ao tráfego que já foi conquistado.

Se o processo de montagem da loja virtual viesse antes da criação dos perfis e da divulgação de conteúdos relevantes, provavelmente seria necessário investir bastante em mídia para atrair este tráfego, já que as vendas viriam em um segundo momento. Por isso, o melhor a se fazer quando não há um grande orçamento para investimento é atrair o tráfego primeiro, mesmo que a loja ainda não exista em um primeiro momento.

Gere tráfego e tenha muito mais sucesso!

Quem já começa com a criação de uma loja virtual para depois pensar no tráfego provavelmente tem o desejo de que as vendas comecem a acontecer rapidamente. Caso contrário, o sentimento de frustração é quase certo. Por isso, a equação tende a dar muito mais certo quando você começa a construir o seu tráfego. Depois, com um bom número de pessoas, os resultados podem vir mais naturalmente. A expectativa de que tudo corra bem sempre existirá, quanto a isso não há dúvidas, mas saber dosar essa expectativa é uma linha tênue que divide o sucesso e o fracasso das novas lojas virtuais.

No final das contas, começar uma loja virtual com pouco investimento pode demorar um pouco mais, mas ainda assim é possível ter muito sucesso e começar a lucrar bastante, desde que você consiga tráfego através do compartilhamento de conteúdos de qualidade e relevantes para o público que você deseja atingir.

A Universidade Ecommerce conta com ótimos cursos para quem quer saber como montar uma loja virtual e ter sucesso nessa empreitada digital, seja para quem já tem experiência no assunto quanto para as pessoas que começaram há menos tempo.

Conheça o blog da Universidade Ecommerce e aprenda como montar sua loja virtual, bem como uma série de dicas para manter os bons resultados por ainda mais tempo!

Fiquem ligados na Universidade Ecommerce.

 

Faça já nosso curso de e-commerce grátis e comece sua máquina de vendas 24h por dia.

, , ,

By



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *