cursos de e-commerce

Aulas e Dicas

O que é Inbound Marketing? E por que a sua loja virtual PRECISA DELE

20 ago , 2018  

Você sabia que existe uma forma de fazer marketing para o seu negócio que pode ser até 62% mais barato do que o marketing tradicional? Veja aqui como usar o Inbound Marketing em seu e-commerce.

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar no Inbound Marketing, uma técnica que pode ser até 62% mais barata do que o marketing tradicional.

Mas o que vem a ser o Inbound Marketing?

Tradução literal para Marketing de Atração, trata-se de uma mecânica para atrair a atenção das pessoas e do público-alvo por meio de conteúdos de valor e de qualidade, que instruam esse público em relação ao seu produto ou serviço frente ao mercado.

Dessa forma, através desse conteúdo colocado na internet, mais e mais pessoas terão conhecimento sobre seu e-commerce e interesse em adquirir o que lhes é oferecido.

Isso possibilita um relacionamento com o público, o que possivelmente resultará em venda e também na fidelização dos clientes.

Em poucas palavras, Inbound Marketing é o Marketing de Atração, por meio do qual o empreendedor abandona a ideia de saturar os consumidores com propagandas explícitas e adota o mecanismo de atrair o cliente pelo conteúdo de valor que está sendo publicado na internet.

Vantagens do Inbound Marketing

 

Aumenta a visibilidade do seu e-commerce

A produção de conteúdos gera muita informação de valor, que a médio e longo prazo possibilitará que mais pessoas cheguem até o seu negócio, já que esse conteúdo chamará a atenção do público-alvo que se deseja atingir;

Fique ligado na Universidade ECommerce, o maior portal de cursos de ECommerce.

Economia com aquisição de clientes

Com a produção de conteúdo, o empreendedor aumenta a visibilidade do seu e-commerce cada vez mais e, com isso, será possível diminuir o custo com arrecadação de clientes, já que o relacionamento com consumidores se dá através do conteúdo gerado;

Automatização do processo de vendas

É possível criar funis de venda em que, a cada etapa em que o cliente entra no funil, ou seja, quando ele é atraído por um determinado conteúdo que trata do produto oferecido pela empresa, há possibilidade de fornecer novas informações, fazendo com que ele passe para outros estágios do funil até chegar ao ponto em que há a decisão de fechar a compra.

Ou seja, o empreendedor consegue automatizar esse processo de passagem do cliente por cada etapa do funil para que ele possa comprar o produto ou serviço de forma natural, tomando uma decisão própria, baseada nas informações passadas por cada fase do funil.

5 Fases do Inbound Marketing

– Atrair

Essa primeira fase diz respeito à atração das pessoas aos produtos e serviços por meio das informações (como benefícios do produto) e ensinamentos cedidos pelos conteúdos postados na internet.

Nesse quesito, é possível produzir materiais em várias mídias, como em blogs, no YouTube, Facebook e em diversas outras redes sociais e fóruns de discussão. Isto é, todo local de discussão em que for possível produzir e publicar conteúdos falando e ensinando o público sobre o produto e o mercado, pode ser um local para atrair a atenção das pessoas pelo valor gerado nessas mídias.

Lembrando que esse método de atração é orgânico, o que significa que as pessoas chegam até o seu conteúdo de forma natural, sem propagandas pagas, em resultados de buscas do Google.

Para isso, o material publicado deve prover conteúdo interessante e original, com informações consideradas relevantes, e não apenas ofertas e descontos para produtos.

– Converter

Após atrair a atenção da pessoa, o próximo objetivo é fazer com que ela se cadastre e passe a ser um contato (via e-mail, telefone ou WhatsApp, por exemplo), por livre e espontânea vontade (ela mesma fornece os dados), em troca de algo de valor que foi oferecido a ela.

Nesse quesito, na hora de converter um cliente, é muito importante oferecer uma “recompensa”, ou seja, algo em troca desse contato.

O mais utilizado costuma ser o e-book, recheado de dicas e informações valiosas que interessam ao cliente, e em troca ele disponibiliza um e-mail pessoal, o qual depois será usado para fortalecer o relacionamento entre a empresa e essa pessoa.

– Relacionar

Essa fase diz respeito ao relacionamento criado com o cliente por meio do contato cedido durante a conversão. O objetivo principal aqui é fidelizar o cliente por meio da troca de informações e da confiança gerada por esse movimento.

Ou seja, na fase de relacionamento, durante a “nutrição” da confiança do cliente, o empreendedor continuará passando conteúdos de valor e relevância para esse contato, mas a principal diferença em relação à primeira fase (atrair) é referente à segmentação dos conteúdos.

Com os dados acerca de quais materiais tornaram o cliente um contato fidelizado, é possível traçar um nicho que o atraia mais e, assim, segmentar os assuntos que devem ser enviados especificamente a esse cliente nas próximas fases, sempre visando nutrir esse relacionamento.

– Venda

A partir do momento em que se atraiu, converteu e nutriu um relacionamento positivo com o cliente, o próximo passo, consequentemente, é o da venda! Essa é a hora de direcionar ofertas e preços especiais para convencer e satisfazer o cliente.

A partir do momento em que a venda foi concluída, esse consumidor passar a ser um cliente efetivo. Chega, então, a fase de analisar.

– Analisar

Aqui, o objetivo é analisar toda a trajetória, o comportamento do cliente, para que, com todos esses dados de análise, o empreendedor possa realimentar todas as fases de nutrição.

A partir do momento em que se compreende o comportamento de quem finalizou uma compra, é possível realizar todas as modificações cabíveis nas diversas fases aqui mencionadas, como na atração, por exemplo, para oferecer outro tipo de conteúdo e atrair a atenção de pessoas, já que agora o empreendedor sabe que seu público compra de um determinado modo.

Outra possibilidade é também criar novas recompensar digitais (na fase converter) para fidelizar o cliente, e ainda criar novos diálogos na fase de relacionamento.

Em poucas palavras: a análise é fundamental para que se possa retroalimentar todo esse círculo, para que ele fique cada vez mais funcional, efetivo, e que consiga atrair cada vez mais pessoas que tenham potencial de se tornar um cliente efetivo.

Saiba também o que é WEB ANALYTICS

Tenha mais informações sobre Inbound Marketing para o seu e-commerce

Entender e aplicar o Inbound Marketing em seu negócio é, praticamente, uma obrigação. Atrair a atenção das pessoas por meio de conteúdos relevantes (ao invés de apenas oferecer um produto) é cada vez mais determinante para que você consiga, a médio e longo prazo, ter maior presença digital e ser um empreendedor de sucesso.

A Universidade Ecommerce conta com diversos cursos de e-commerce que podem auxiliar quem está começando ou já possui um negócio virtual.

Navegue pelo blog para obter acesso a mais conteúdos.

, , ,

By



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *