cursos de e-commerce

Aulas e Dicas

O que é Web Analytics? Obrigatório para toda loja virtual

8 ago , 2018  

Atualmente, o segmento de e-commerce está em franco crescimento, já que o número de pessoas conectadas é cada vez maior. Um dos pontos mais importantes para as lojas virtuais é o Web Analytics, assunto que pode não ser conhecido por muitas pessoas.

Uma loja virtual que atua sem Web Analytics perde muito de seu poder na internet, já que não consegue parametrizar, contabilizar e analisar a eficácia de suas estratégias de marketing digital e também do sucesso de sua loja.

Por isso, é fundamental entender do que se trata esse conceito, de modo a ter uma loja virtual totalmente mensurável e funcional, que traga todo o feedback a respeito de seu funcionamento.

Qual é a definição de Web Analytics em um e-commerce?

Web Analytics é um processo de medição, coleta e análise de dados dos usuários que navegam em uma loja virtual. Com ele, é possível coletar os dados de todo o comportamento do usuário e o que ele faz dentro do seu e-commerce.

Por meio da análise e dos relatórios de Web Analytics, é possível saber exatamente o que acontece na loja virtual durante a navegação dos usuários, quais ações feitas trazem um retorno positivo e quais delas não dão certo.

Então, em posse desses dados, é possível tomar ações estratégicas para mudar os direcionamentos ou investir mais energia e recursos naquilo que está dando certo e oferece bons resultados.

Sem a análise do comportamento do usuário dentro da sua loja virtual e o que realmente acontece, será impossível definir o que fazer, já que você estará no escuro e não terá base suficiente para a tomada de decisões.

Nesse caso, a otimização do e-commerce não será possível e a única alternativa que restará será atuar na tentativa e erro, o que é péssimo para o negócio, já que não há qualquer tipo de controle sobre os dados.

Fique ligado na Universidade ECommerce, o maior portal de cursos de ECommerce.

Quais são as ferramentas de Web Analytics disponíveis?

Hoje em dia, o número de ferramentas de web analytics é bem grande. Porém, sem sombra de dúvidas, a mais famosa e indicada é o Google Analytics, que é um produto de excelente qualidade, o que não poderia ser diferente vindo da Google.

Essa ferramenta de Web Analytics é gratuita e sua instalação é muito simples. Primeiro, é necessário criar uma conta no Google Analytics, o que é bastante fácil. Então, a própria ferramenta mostrará um script, que consiste em duas linhas de código.

Esse script deve ser copiado e colado no código-fonte do seu site. Quase todas as plataformas de e-commerce existentes, atualmente, contam com uma área dentro do painel administrativo, onde é possível inserir esse script e, a partir daí, começar a medir o relatório do Google Analytics para a loja.

Caso você não saiba onde se encontra esse campo para a inserção do script, basta perguntar para o suporte da sua plataforma, para o seu programador ou para a agência que cuida de sua loja virtual. Assim, certamente, o problema será resolvido.

Ter uma ferramenta de web analytics é simplesmente obrigatório para a sua loja virtual, pois sem a análise de dados e a coleta de informações do comportamento e navegação do usuário, que estão entre as maiores vantagens do marketing digital, não será possível evoluir.

Para que servem os dados coletados através do Web Analytics?

Os dados e relatórios farão com que você saiba de onde os usuários estão vindo, o que pode ajudar a entender quais são as estratégias de divulgação que apresentam os melhores resultados.

É possível, também, saber para onde o usuário está indo, ou seja, quais são as seções do site em que ele está clicando e qual é o caminho que ele percorre, de modo a poder otimizar essa trajetória da melhor maneira.

O tempo médio que o usuário fica em cada página do e-commerce é mais uma das informações coletadas, que pode lhe ajudar a entender como a maioria dos usuários se comportam e o que pode ser feito para que sua experiência seja melhorada.

Uma funcionalidade muito importante é a geração de relatórios em formato de funil, onde é possível saber quais são os pontos de fuga dos usuários, ou seja, onde eles abandonam a navegação, a fim de garantir um cuidado especial a essas seções.

Até mesmo a navegação ao vivo dos usuários em seu e-commerce pode ser analisada, com a quantidade de usuários online e em quais páginas eles estão, o que pode trazer ótimos insights a respeito da sua loja virtual.

Em suma, o Web Analytics dá plenas condições de fazer uma análise global de todo o processo de navegação dos usuários dentro da sua loja.

O que fazer depois da análise dos dados?

É muito interessante analisar quais são as ações realizadas pelos usuários em seu e-commerce, mas de nada adianta ficar apenas na análise: é necessário utilizar esses dados em prol da melhoria de performance da sua loja virtual.

Os dados coletados são riquíssimos e permitem que você determine as melhorias que serão implementadas em cada uma das páginas e processos da sua loja virtual.

Por exemplo, se você analisar que a grande maioria dos acessos vem das redes sociais, então fica claro que investir mais nessa mídia é uma ótima alternativa para aumentar o número de potenciais clientes e também de clientes propriamente ditos.

Na análise dos relatórios em formato de funil, se você analisar que grande parte dos usuários chega no carrinho e abandona o site, então pode ser que algo esteja errado ali, seja o posicionamento dos botões, o valor do frete ou qualquer outro detalhe.

Se você deseja melhorar os resultados do seu e-commerce, é fortemente recomendável que você instale uma ferramenta de Web Analytics, com destaque para o Google Analytics, de modo que consiga melhorar cada vez mais o desempenho da sua loja virtual.

Para aprender mais sobre otimizações e procedimentos que podem trazer melhores resultados, é uma ótima opção investir em cursos que abordam sobre as técnicas e práticas para a sua loja virtual.

A Universidade Ecommerce conta com excelentes cursos de e-commerce, desenvolvidos para você, que tem uma loja virtual de qualquer porte ou segmento. Acesse agora o blog da Universidade Ecommerce e confira todos os nossos conteúdos!

 

Fiquem ligados na Universidade Ecommerce

, , ,

By



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *