cursos para ecommerce

Aulas e Dicas

Direito de arrependimento: você conhece essa lei que vale para o e-commerce?

14 ago , 2018  

Se você tem ou está pensando em montar seu e-commerce, sabe que a lista de assuntos para serem analisados é extensa, incluindo levantamentos sobre marketing, tipos de produtos que serão comercializados, frete, taxas, cartões de crédito, entre outros.

Porém, muita gente pode esquecer de reservar um tempo para compreender detalhes a respeito do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Entre as diversas leis que essa publicação aponta, neste artigo queremos apresentar uma das mais polêmicas e importantes. Ficou interessado em saber mais?

Confira abaixo:

O que é essa lei?

O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) aponta que o consumidor pode desistir de compras feitas fora de uma loja física por um prazo de até sete dias. Vale ressaltar que essa regra não vale somente para comércios on-line, mas também para aquisições por meio de catálogos e telefone.

Por que ela foi criada?

Quando o produto não é comprado num estabelecimento comercial, o cliente pode não conseguir avaliá-lo da maneira de que gostaria. Portanto, quando a compra chega, suas expectativas podem não ser atendidas pelos mais diversos motivos.

Como funciona?

Ao entrar em contato com a loja virtual, o cliente deve receber tudo o que já pagou, tais como frete, custos extras e instalação de serviços. Nesse contexto, ainda é importante ressaltar que o dinheiro deve ser devolvido imediatamente, ainda que o pagamento tenha sido realizado por meio do cartão de crédito.

Em casos como esse, o e-commerce precisa comunicar à administradora do cartão com o objetivo de suspender a transação ou preparar o estorno, caso o valor já tenha sido cobrado na fatura.

Como evitar devoluções?

Agora que você já sabe mais detalhes a respeito do “direito de arrependimento”, temos algumas dicas para que esse tipo de ocorrência não aconteça com tanta frequência em sua loja virtual.

Fique ligado na Universidade ECommerce, o maior portal de cursos de ECommerce.

Trabalhe com uma boa descrição dos produtos

Nada de ser vago! Quando o cliente está interessado em comprar o produto, ele deve ter acesso fácil a todas as informações disponíveis sobre o produto. Dessa forma, se você não se preocupa em transmitir isso a ele, poderá arcar com os custos da devolução.

Portanto, ao cadastrar um novo produto, coloque todos os dados relevantes, tais como tamanho, peso, cores disponíveis, material de fabricação, número de páginas, recomendações de uso e qualquer outro ponto que se encaixe na mercadoria que está à venda.

Ainda nesse contexto, é importante ressaltar que a descrição do item não deve ser copiada de outros sites, ações como esta podem criar uma verdadeira bola de neve de informações que não foram legitimadas pela própria loja virtual.

Sendo assim, mãos à obra! Se o seu e-commerce precisa melhorar nesse quesito, comece a atualizar os posts dos seus produtos com descrições detalhadas, retire todos os possíveis plágios e, por fim, também não esqueça de responder as dúvidas do internauta na aba “comentários” do seu site.

Neste caso, o relacionamento e um retorno ao cliente que está navegando pela plataforma pode ser crucial e determinante para que consiga tirar todas as possíveis dúvidas e, ao mesmo tempo, estar pronto para realizar a etapa de compra, dado que se sentirá mais seguro com os retornos, não apenas de suas próprias dúvidas, como as de outros clientes que foram atendidas.

Isso é importante porque mesmo com a descrição detalhada podem surgir questões específicas sobre o produto. Ao responder para um cliente que comentou, você poderá sanar a questão de milhares de outros possíveis compradores.

Fotos com qualidade colaboram com a expectativa de compra

Se você também adquire produtos pela internet, sabe que as fotos cumprem um papel importante na etapa de compra. Se, ao acrescentar um produto à venda no seu e-commerce, o internauta não tiver acesso a imagens de qualidade e em diversos ângulos, suas chances de lidar com uma devolução aumentam.

Afinal de contas, justamente por não conseguir tocar na mercadoria, é necessário que o cliente possa compreender – com o máximo de detalhes – o design e funcionamento do item que está interessado em comprar.

Portanto, antes de adicionar um novo produto, tire fotos com uma boa iluminação e nos mais diversos ângulos. Se necessário, acrescente também a possibilidade de “zoom” e até mesmo de aplicação do objeto em um determinado contexto (como, por exemplo, objetos de decoração numa sala).

Para não prejudicar o site, não adicione imagens pesadas demais, pois elas demoram para carregar e podem saturar a paciência dos seus clientes. Pense em um equilíbrio entre boa visualização e tamanho, e não se esqueça de nomear e adicionar as fotos de uma maneira organizada.

Deixe seu e-mail/telefone de contato visível e responda rapidamente

Ainda que você siga todos os passos que listamos acima, é possível que o cliente insista em desistir da compra. Por esse motivo, você precisa estar preparado para realizar o atendimento com eficiência, a fim de compreender os motivos do cancelamento e até mesmo propor tentativas de resolução do problema.

Deixe o e-mail ou central de relacionamento do seu e-commerce visível em todas as páginas on-line e faça o atendimento o mais rápido possível. Negligenciar isso pode causar muitos danos ao seu negócio, inclusive em termos jurídicos.

Como desenvolver e melhorar a minha loja virtual?

Diante dos pontos apresentados, provavelmente você está certo de que gerenciar uma loja virtual é algo que deve valorizar até o mais minúsculo detalhe, pois ele pode fazer diferença em todo o processo, desde a entrada de seu cliente no site até a ação de compra.

Veja também em quantas redes sociais você deve divulgar sua loja virtual?

Com isso em mente, consegue-se enxergar que é preciso estar atento a todos os possíveis obstáculos que podem fazer com que o cliente não adquira o produto e, claramente, todos estes detalhes devem ser cuidadosamente estudados e otimizados.

Nossa última dica é que você conheça a Universidade Ecommerce, um site que dispõe de cursos voltados para lojas virtuais preparados por especialistas em comércio eletrônico.

Por meio de uma grade que pode ser acessada 24 horas por dia, você irá aprender as melhores técnicas para gerenciar seu e-commerce e se destacar nas vendas dos seus produtos e, ao mesmo tempo, evitar possíveis barreiras que possam prejudicar o negócio ou o aumento de devoluções.

Ficou curioso para saber mais sobre os cursos de e-commerce, empreendedorismo e boas práticas de comércio eletrônico? Clique aqui e obtenha mais informações no blog da Universidade Ecommerce.

 

, , ,

By



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *