como montar uma loja virtual

Aulas e Dicas

Qual a melhor opção para loja virtual? Correios ou Transportadora?

10 mai , 2018  

Se você é um empreendedor do ramo de e-commerce, certamente a questão logística te preocupa. Afinal de contas, atraso nas entregas ou problemas causados pelo transporte da mercadoria são motivos para péssimas avaliações na internet e, consequentemente, uma baixa quantidade de conversões.

Portanto, para evitar ou reverter situações como essas, é essencial que seja realizada uma análise profunda de mercado para compreender diversos aspectos do seu negócio, entre eles a forma mais adequada de entrega.

Neste artigo, vamos analisar juntos a seguinte questão:

Afinal de contas, é melhor apostar nos Correios ou em transportadoras?

Confira pontos essenciais antes de tomar sua decisão:

Correios

Antes de apresentarmos itens específicos, é importante que você conheça um pouco mais sobre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, mais conhecida como Correios.

Amplamente conhecido em qualquer parte do País, o serviço já ganha alguns pontos com o cliente por conta de sua tradição, contribuindo para deixá-lo mais seguro. Para lojas virtuais que enviam muitos pedidos, os Correios ainda oferecem a opção de firmar um contrato que confere descontos de acordo com o volume de remessas.

Além disso, é possível realizar os pagamentos de uma vez só, num único boleto mensal, evitando a burocracia de realizar pagamentos toda vez que uma encomenda for despachada.

Transportadoras

Por outro lado, as transportadoras se destacam por serem bem menos passíveis de greves – algo que, muitas vezes, é comum nos Correios – e, também, apresentam menos regras quanto ao peso e tamanho das encomendas que serão enviadas.

Fique ligado na Universidade ECommerce, o maior portal de cursos de ECommerce.

Contudo, geralmente, as transportadoras cobram valores mais altos. Portanto, o ideal é buscar as melhores ofertas, negociar e, caso necessário, até mesmo encontrar fornecedores exclusivos na área de atendimento que pretende atingir.

Pesquise as regiões de abrangência

Existem centenas de transportadoras que podem te ajudar a realizar entregas. Porém, nem todas cobrem por completo os pontos necessários para sua demanda. Por outro lado, outras oferecem valores mais competitivos que os Correios e, por isso, merecem entrar na lista de possíveis prestadores de serviços para sua empresa. Tenha isso em mente: a ideia é que você alcance todos os lugares que necessita sem abrir mão de um bom custo-benefício.

Confira qual o melhor prazo de entrega

Não esqueça que o cliente sempre irá colocar esse item na balança, e essa pode ser a sua chance de desenvolver uma boa taxa de conversão para o seu negócio.

Portanto, faça a comparação entre as duas empresas e não perca a oportunidade de se destacar neste ponto!

Verifique quais tipos de produtos podem ser enviados 

Para você tomar sua decisão, outro ponto indispensável e que exige atenção é em relação às especificações dos Correios e/ou da transportadora quanto ao tipo de produto que pode ser enviado.

Nos Correios, por exemplo, existe uma série de restrições. Reunimos algumas delas para você conhecer:

  • A empresa restringe qualquer tipo de “objeto com peso, dimensões, volume, formato, endereçamento, franqueamento ou acondicionamento em desacordo com as normas regulamentares ou com as previstas em convenções e acordos internacionais aprovados pelo Brasil”;
  • Substâncias explosivas, fétidas, nauseantes, radioativas ou nocivas de qualquer forma;
  • Drogas tais como cocaína, ópio e morfina;
  • Objeto com endereço, dizeres ou desenhos injuriosos, ameaçadores, ofensivos à moral ou ainda contrários à ordem pública ou aos interesses do País;
  • Animal vivo, com exceção daqueles admitidos em convenção internacional ratificada pelo Brasil;
  • Planta viva;
  • Animal morto, ossos e cinzas animais;
  • Moeda de valor corrente;
  • Mercadorias com limite de Declaração de Valor superior ao previsto nas tabelas de preços dos Correios.

 Peso do produto

Na modalidade Sedex, os Correios não enviam mercadorias com mais de 30kg. Já no PAC, o peso máximo é de 50kg. Além disso, a empresa trabalha com sete modelos de caixa, e se o seu produto não couber em nenhuma delas – ainda que esteja com o peso adequado – você precisará, obrigatoriamente, contratar uma transportadora.

—-

O que você achou dessas observações? Talvez você tenha que reavaliar a parte logística da sua loja virtual, mas com certeza as mudanças corretas trarão benefícios duradouros para seu negócio como um todo.

Uma última dica é que – caso você opte por oferecer mais de um serviço de entrega – deixe isso bem claro no momento da compra para que o cliente escolha a melhor forma para ele comprar. Dessa forma, será possível gerar mais confiança e flexibilidade ao seu público.

Por fim, vale ressaltar que definir se é melhor apostar nos Correios ou numa transportadora faz parte de uma grande cadeia de boas práticas que devem ser adotadas por empreendedores na área de e-commerce. Existem muito mais pontos a serem observados, tais como qualidade do site, marketing, fotos, SEO, redes sociais, entre outros.

Cada um desses pontos é extremamente necessário para que você aproveite todo o potencial do mercado de e-commerce no País, que a cada dia se desenvolve mais. Segundo o SpendingPulse, que aponta o índice de varejo da bandeira Mastercard, apenas em março deste ano o crescimento em vendas foi de 18,4% em comparação com o mesmo período de 2017.

Entre os principais setores de desenvolvimento, os destaques são móveis, eletrônicos, supermercados, artigos de farmácia, materiais de construção, artigos de uso doméstico e pessoal, entre outros. Dessa forma, especialistas concluem que a confiança dos brasileiros está aumentando cada vez mais e, por conta disso, a tendência é que ao longo do ano os resultados sejam muito positivos.

Você quer participar desse crescimento e saber como montar uma loja virtual de sucesso?

Se sua resposta foi sim, chegou a hora de se preparar para o sucesso, recebendo um treinamento completo na Universidade Ecommerce!

A partir de técnicas específicas para aumentar sua taxa de conversão, você aprende – sem sair de casa – as técnicas utilizadas por lojas que dominam o mercado. São 16 anos de experiência transmitidos por meio de uma metodologia simples e eficaz, que pode ser acessada 24h por dia.

Entre os cursos oferecidos pela Universidade Ecommerce, podemos destacar o Primeiros Passos do E-Commerce; Os Segredos da Divulgação Memorável; Mini-Treinamento Loja Virtual de Sucesso; Google Marketing, entre outros.

, ,

By



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *