cursos de e-commerce

Conheça uma técnica de marketing gratuita e poderosa para sua loja virtual

16 ago , 2018

Apesar do grande potencial de crescimento do e-commerce no Brasil, quem já se aventura nesse ramo sabe que a concorrência quase sempre é grande. Portanto, conquistar a satisfação e, principalmente, a fidelidade dos clientes não pode ser definida como uma das tarefas mais simples.

Por esse motivo, preparamos este artigo para lhe apresentar uma excelente técnica de marketing gratuita a fim de aumentar suas vendas e conquistar seus clientes. Confira abaixo:

Marketing de referência

Você já ouviu esse termo e sabe o que significa?

Basicamente, ele se refere à famosa propaganda “boca a boca”, ou seja, a uma estratégia que visa a diminuir o custo gerado pela aquisição de clientes por meio da palavra de quem já comprou na sua loja.

Com essa definição, deu para perceber que essa técnica é bastante antiga e conhecida, certo? Provavelmente, você até mesmo recordou de alguma padaria ou venda famosa no seu bairro simplesmente pelo testemunho dos clientes que compraram e gostaram do serviço ou produto por lá comercializado.

Dessa forma, a premissa continua a mesma: quando ouvimos de alguém que conhecemos a qualidade de um produto ou serviço, certamente nossa tendência de comprar no mesmo lugar aumenta.

Porém, quais são as melhores maneiras de entender e aplicar esse conceito em um e-commerce? Saiba mais:

1 – Encante seu cliente

O fato é que tudo começa quando o negócio se compromete a oferecer um serviço de qualidade para todos os seus clientes. Isso parece algo óbvio, mas na realidade muitas lojas virtuais esquecem de levar isso a sério.

Com a concorrência e a exigência do público, é cada vez mais necessário oferecer uma experiência marcante para o cliente que comprar em sua loja e, para isso, pode ser necessário técnicas melhores do que simplesmente a cordialidade e um “muito obrigado”.

Qual a melhor linguagem com o seu público? Como você pode reduzir as preocupações com prazo de entrega e frete?  Qual a qualidade do atendimento, caso o cliente apresente uma dúvida ou uma reclamação sobre o item que deseja comprar?

Todas essas questões têm o poder de encantar o seu cliente, por isso devem ser levadas a sério. Repense, crie, busque referências e mãos à obra: existem muitas possibilidades disponíveis!

2 – Incentive seu cliente

Depois que o internauta tiver uma experiência marcante no seu e-commerce, chegou a hora de criar maneiras interessantes de incentivá-lo a contar sobre a sua marca para outras pessoas.

Para desenvolver esse aspecto, planejamento é a palavra de ordem. Pense no incentivo de acordo com o ramo da sua loja virtual e também faça pesquisas de referência.

Assim, você poderá criar o melhor para seu negócio – desde um bônus de desconto, até algum tipo de produto exclusivo.

Para os que estão de olho nas tendências do mercado digital, é possível até mesmo contar com influenciadores digitais, que oferecerão códigos especiais para seus seguidores. Essa ferramenta tem se tornado cada vez mais comum e pode ser bastante interessante para o seu nicho.

3 – Faça o controle

De pouco adianta encantar seu cliente e o incentivar, se depois dessas ações você não conseguir mensurar os resultados a fim de promover melhorias e justificar novos investimentos.

Portanto, descubra quantos novos clientes cada embaixador traz para sua loja, qual o gasto médio deles, entre outros pontos.

E não esqueça: o atendimento também deve ser levado a sério nessa etapa. Necessariamente, você precisa entrar em contato com as pessoas que compram seus produtos a fim de entender se elas têm sugestões de melhorias ou podem indicar novos caminhos para seu e-commerce.

Como meu e-commerce se beneficia do marketing de referência?

De acordo com informações da empresa de tecnologia e pesquisa Forrester, quando os clientes indicam um comércio que tiveram uma experiência agradável, o que acontece é o seguinte:

• em média, 150 pessoas são impactadas quando a promoção do cliente é realizada pelas redes sociais.
  • os clientes adquiridos com a referência são cerca de cinco vezes mais valiosos que um cliente médio.
  • gastam, em média, 2 vezes mais que os clientes conquistados de outras maneiras.
  • 92% deles confiam na indicação realizada por uma pessoa que conhecem.

Ideias para seu e-commerce

Diversas lojas do mercado trabalham com o marketing de referência, baseados nisso, temos algumas ideias para apresentar:

– Códigos de desconto

Que tal criar um código exclusivo para seu cliente compartilhar com sua lista de contatos? Você poderá oferecer um desconto para a primeira compra do indicado e outro para o seu cliente.

– Sincronização de contatos

E se facilitar o compartilhamento das ofertas da sua loja virtual? Uma forma interessante é incluindo ferramentas de sincronização de contatos no momento em que o cliente faz o login no seu site.

Você poderá até mesmo sugerir uma mensagem personalizada para ele enviar aos seus amigos por meio das mais diversas mídias, como e-mail, Facebook, Twitter e até mesmo WhatsApp.

Agora que você já sabe mais detalhes a respeito do marketing de referência, chegou a hora de começar o seu planejamento. Quais desses pontos precisam ser trabalhados em sua loja virtual?

Encante seu cliente com um atendimento e produtos de qualidade, o incentive de maneira criativa a compartilhar seu produto e não se esqueça de mensurar os resultados, visando promover melhorias e novidades.