cursos de e-commerce

Aulas e Dicas

5 erros que matam as vendas no cadastro dos produtos na loja virtual

8 set , 2018  

Existem 5 erros no cadastro dos produtos de sua loja virtual que podem prejudicar as suas vendas, seja na forma como seus clientes encontram seu e-commerce na internet e também como encontram seus produtos. Confira:

5 erros que MATAM as vendas

1 – Padronização de títulos

Um primeiro ponto a se considerar é: muitas lojas não possuem um título padrão, ou seja, cada título de produto é escrito de um jeito, de acordo com cada categoria.

O problema é que isso gera uma grande confusão e dificulta a busca, tanto no processo de rankeamento nos mecanismos de busca (colocação da sua página mediante os concorrentes), quanto no ato de procurar especificamente por um produto dentro do site da loja.

Nesse quesito, é muito importante criar um padrão de título, considerando uma regra ou fórmula, e usar esse padrão em todas as categorias e produtos, para que se consiga estabilizar e otimizar o cadastro.

Confira um exemplo fácil e didático de fórmula para aplicar nas diversas categorias de produtos dentro de um site:

Nome do produto + Marca e/ou modelo + Tamanho e/ou cor + Especificidades (para agregar valor ou adicionar palavra-chave que facilite a busca).

Exemplo: Celular ou Smartphone (escolher de acordo com preferências do público-alvo) + Apple iPhone (marca e modelo, que servirão de palavras-chave para a busca, de forma que o produto deve aparecer ainda que o cliente digite apenas uma delas) + o tamanho e a cor + número de gigas ou outro atributo que sirva como incentivo de compra.

Dessa maneira, quando se cria uma fórmula para dar nome ao produto, é possível trabalhar de forma mais otimizada, já que existe uma sequência pré-estipulada de tudo o que é preciso colocar no título para que ele seja melhor ranqueado pelo Google e também encontrado de forma mais fácil pelo cliente.

Fique ligado na Universidade ECommerce, o maior portal de cursos de ECommerce.

Com essa fórmula, é possível deixar a loja mais organizada para o cliente e também para os mecanismos de busca, como o Google.

2 – Ausência de taxonomia na loja virtual

Mas o que seria essa ausência de taxonomia? Trata-se da falta de organização das categorias de todos os produtos oferecidos pela loja, ou seja, quando os produtos não se enquadram na categoria correta.

É preciso categorizar os produtos da melhor forma possível para que o seu usuário possa entender que em determinada categoria ele vai encontrar certos tipos de produtos.

Se não há organização, o cliente acaba se perdendo no site ao ter que adivinhar aonde se encontram os produtos desejados.

Parece meio óbvio ter que estabelecer uma relação entre produtos e categorias, mas ainda hoje é muito comum encontrar erros referentes à categorização do que é oferecido.

Exemplo: Ao criar poucas categorias ou categorias muito generalizadas, produtos com propostas diferentes (que poderiam estar divididos em outras categorias) acabam se misturando, o que dificulta a busca e transmite uma impressão de desorganização.

Ao criar uma categoria “Outros” ou “Diversos”, por exemplo, além de não possuir relevância alguma para o Google, acaba sendo uma informação muito genérica para o consumidor (sem dados suficientes).

Então, é muito importante listar todos os produtos e entender as categorias mais relevantes possíveis, estabelecendo uma nomenclatura que realmente combine com a proposta do que é oferecido pela loja.

Nesse quesito, é muito válido visitar os sites de outras lojas maiores (e concorrentes), para ter ideia de como é feita essa categorização e saber qual é o melhor modo de estabelecer a nomenclatura das categorias de forma relevante para o usuário e também para o Google.

Errar na taxonomia (categorização) dos produtos é um erro grave e que pode fazer o empreendedor perder diversas oportunidades de vendas.

3 – Fotos

A foto possui uma grande importância para a loja virtual, já que pela internet o cliente não consegue ver o produto ao vivo, ou tocá-lo, e a foto tem esse papel de representar aquele produto para o cliente.

Visto isso, quanto melhor for a foto (em relação à qualidade de imagem), melhor apresentado ficará o seu produto.

Os ângulos das fotos também devem ser considerados. Em um exemplo de loja virtual que trabalhe com roupas, há um leque de possibilidades envolvendo ângulos das fotos.

É possível tirar uma foto apenas da peça, outra foto do produto sendo usado em um(a) modelo, e até mesmo fotos de detalhes da roupa que chamem a atenção e mereçam destaque.

Existem diversos ângulos a serem trabalhados nas fotos, com o intuito de que o cliente fique satisfeito, e consiga, de fato, enxergar o produto de todas as formas possíveis para que não haja nenhuma dúvida.

Ao providenciar apenas uma ou duas fotos que não mostram todas as características do produto, é provável que o cliente fique com dúvidas e não realize a compra, de forma que você será o maior prejudicado.

Ainda que tirar várias fotos dê trabalho, trata-se de um esforço que deve ser bem desempenhado, a fim de que você consiga convencer o cliente a comprar seu produto.

Em síntese: tanto a questão da qualidade quanto a questão da oferta de vários ângulos de um produto ao cliente são essenciais para alavancar as vendas.

4 – Detalhes do produto

O maior erro com relação aos detalhes do produto reside no hábito de copiar as descrições já feitas por outros sites para um mesmo produto.

Como já é sabido por quem faz cursos de e-commerce, o ato de copiar um texto feito pelo concorrente afeta diretamente no resultado de ranqueamento do Google, já que esse considerará o seu conteúdo como sendo “duplicado” e não lhe dará visibilidade no mecanismo de busca.

Além disso, esse mau hábito não gera conteúdo original ao usuário, que busca por uma descrição mais completa, e não textos irrelevantes ou já lidos anteriormente.

É na descrição dos detalhes do produto que o vendedor tem a oportunidade de quebrar as objeções dos clientes e também de se tornar relevante para o Google (graças ao conteúdo recentemente gerado que é original).

5 – Técnicas de SEO

Não usar as táticas e técnicas de SEO no cadastramento dos produtos da loja é um erro grave! Em todos os momentos da organização do site, seja na criação do título e de categorias, seja na legenda das fotos ou na descrição de um produto, é preciso saber o que está sendo levado em consideração pelo Google, que pode lhe beneficiar no ranqueamento de sites, e isso se dá por meio das técnicas de SEO.

É preciso saber, por exemplo, quais são as palavras-chave referentes aos seus produtos que são mais pesquisadas e que possuem maior relevância, e o que é mais importante dentro de SEO com relação ao que é preciso constar no site para que ele seja considerado de qualidade.

Saiba mais sobre cursos de e-commerce

Na Universidade Ecommerce, há cursos de e-commerce que podem auxiliar quem está começando ou quem já possui uma loja virtual.

Navegue pelo site para conhecer melhor a instituição e veja como ter sucesso em sua loja virtual com auxílio dos cursos de e-commerce.

, , ,

By



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *