cursos de E-commerce

4 dicas de SEO imperdíveis para sua loja virtual

14 mai , 2018

Para quem aposta em qualquer tipo de negócio digital, atingir organicamente bons resultados em sites de pesquisa – como o Google – é um verdadeiro sonho.

Afinal de contas, essas ferramentas são utilizadas por milhões de pessoas que diariamente procuram por produtos que podem estar, nada mais nada menos, em sua loja virtual, não é mesmo?

Agora, some isso à tendência cada vez mais forte de brasileiros realizando compras online e você terá um verdadeiro oceano de oportunidades, mas ao mesmo tempo cheio de peixes grandes para driblar.

De maneira geral, o Google leva em consideração uma série de fatores antes de ranquear um site organicamente. Eles envolvem desde o tipo de programação do portal, fotos utilizadas, descrições, linkagem e muito mais.

Neste artigo, separamos para você quatro dicas que, certamente, irão te ajudar a aproveitar essa oportunidade. Mas, antes, vamos entender um pouco melhor como funciona a atividade de SEO, que é especializada na obtenção de bons resultados em sites de busca.

SEO – Search Engineer Optimization

No mundo do marketing digital, a estratégia de otimização de sites é chamada de SEO – Search Engineer Optimization. Vale ressaltar que ela não inclui as campanhas pagas realizadas no Google Adwords, que trazem anúncios logo nos primeiros resultados de uma busca.

De acordo com alguns profissionais da área, existem centenas de variáveis que são levadas em conta durante uma avaliação dos mecanismos de relevância do Google. As principais envolvem palavras-chave, links em outros sites que direcionam para o seu, além da qualidade do conteúdo.

Agora, sem mais delongas, vamos às dicas:

Descrição dos produtos

Se você já tem a sua loja virtual, sabe que redigir descrições detalhadas dos seus produtos leva tempo e exige dedicação. Por conta disso, muitos empreendedores acabam abrindo mão dessa atividade e partindo para o famoso Ctrl C + Ctrl V, ou seja, a cópia de descrições vindas de outros sites.

Porém, ainda que o redator tente mudar algumas palavras, esse é um verdadeiro tiro no pé, isso porque o Google sempre privilegia um conteúdo original. Caso a fonte do texto escrito seja do seu concorrente, a relevância será direcionada a ele.

Sendo assim, o conteúdo do seu próprio site não será considerado interessante o suficiente para ocupar uma boa posição na busca do Google. E você não quer isso, certo?

Por isso, crie um conteúdo único para a descrição de cada produto da sua loja virtual. Certamente isso ajudará na otimização!

Peso das imagens

Ao contrário do que muitos profissionais do setor de e-commerce pensam, nem sempre a foto com a qualidade máxima (em MB ou KB) são as mais indicadas para uma loja virtual.

Apesar de já existirem plataformas que otimizam o tamanho das fotos para internet, é importante ficar atento a este aspecto.

Se as fotos dos seus produtos demorarem para carregar no site, o Google irá diminuir a relevância da página automaticamente, e por isso você pode perder conversões.

Ainda vale ressaltar que, nesse assunto, existem ainda outras boas práticas de otimização, tais como:

• Nome do arquivo: nada de colocar nomes genéricos nos arquivos de imagem. Quando você adiciona uma foto na sua loja, a plataforma vai criar um link para ela, que receberá parte do nome do arquivo original. Portanto, é necessário que você veja isso como uma otimização de URL, em que é necessário apostar em palavras-chave (sem acento) e, no caso colocar mais de um termo, separá-los por hífen.
  • Formatos: preferencialmente, utilize os formatos jpg, gif, png e bmp, e tente ao máximo unir qualidade da imagem sem deixar o arquivo muito pesado. Além disso, se utilizar o software Photoshop para edição, salve as fotos em formato progressivo.

Linkagem interna

A home do site, geralmente, tem mais força de relevância que qualquer outra dentro da sua loja virtual. Sendo assim, se nela você acrescentar produtos que deseja vender mais rapidamente, provavelmente mais usuários a encontrarão.

Contudo, ainda vale ressaltar que não adianta se basear nisso para começar a criar uma centena de links na home do seu site. Você precisa estabelecer uma estratégia clara, pois caso a utilização desse recurso seja pouco direcionada, a tendência é que a relevância da página caia em vez de subir.

Outra dica para desenvolver o SEO geral do seu e-commerce é não utilizar a linkagem interna apenas na home, mas também nas páginas dos produtos em geral, uma sendo direcionada para outra. Se você criar isso de forma relevante para seu usuário, as vendas irão ocorrer mais rapidamente.