Qual o melhor sistema de pagamento para loja virtual?

18 jun , 2018

Estabelecer um bom sistema de pagamento para sua loja virtual evita uma série de complicações tanto para você quanto para seus clientes.

Além do processo ser seguro, ele também precisa ser ágil e ter grande aceitação junto ao público, pois, caso contrário, será difícil captar e fidelizar os internautas para o seu e-commerce.

Por isso, vamos apresentar neste artigo informações essenciais para você definir qual o melhor sistema de pagamento para o seu negócio. Confira:

Operadoras x gateways intermediários de pagamento

Em primeiro lugar, é importante definir que existem duas maneiras principais de estruturar seu sistema de pagamento.

A primeira delas consiste na contratação de um banco ou operadora, como Cielo, Visa, Mastercard etc. Já a segunda, refere-se a uma rede intermediária como, por exemplo, o PayPal, Pag Seguro, entre outros.

Quais as vantagens de cada um desses sistemas?

Se você contratar diretamente o banco ou a operadora, será possível realizar negociações para diminuir as taxas de transação. O valor definido pode variar de acordo com o volume de pedidos e o relacionamento geral estabelecido com a instituição financeira.

Já no caso dos sistemas intermediários, você terá uma taxa que varia entre 4,5% a 6,5% por transação – um número geralmente maior que das operadoras.

Porém, quem deseja contratar o banco ou a operadora, certamente irá enfrentar um processo burocrático maior para obter as liberações necessárias. O tempo para finalizar todo o processo varia, mas sempre é maior do que a contratação dos sistemas intermediários, que demoram cerca de três dias para permitir a integração à loja online.

Outra vantagem dos gateways é que eles já integram todas as bandeiras de cartão de crédito, como Mastercard e Visa. Além disso, muitos deles também oferecem a opção de débito automático e também de boletos.

Os sistemas de pagamento com banco ou operadora exigem que seja fechado um contrato diferente para cada bandeira, algo que, principalmente para pequenos empreendedores, pode ser inviável.

Nesse contexto, vale destacar que os sistemas intermediários também analisam os riscos da operação. No caso dos sistemas por operadoras, caberá a você realizar essa atividade, avaliando se o cliente, de fato, apresenta riscos de fraude e outras situações do tipo.

Quais as formas de pagamento que posso oferecer?

Sem dúvida, a principal e mais conhecida é o cartão de crédito, que geralmente aprova o pagamento na mesma hora. A vantagem dessa ferramenta consiste na possibilidade de parcelamento.

Além disso, você também pode oferecer o pagamento por débito automático, algo muito interessante para o cliente, mas que muitas vezes assusta as lojas virtuais por conta de suas altas taxas de transação.

Para quem não possui cartão de crédito ou então prefere pagar à vista, existe a opção dos boletos bancários. O processo em si costuma ser bastante seguro, e as únicas questões que merecem atenção consistem no prazo de confirmação do pagamento e também na possibilidade do cliente confirmar a compra e não pagar o boleto depois.

Apesar de ser menos conhecida, o mercado ainda oferece as opções de transação/troca de milhas. Ao contrário do que muita gente pensa, elas também podem ser utilizadas em outras compras que não sejam passagens aéreas.

Por fim, grandes empresas de tecnologia do mercado utilizam as carteiras digitais, também conhecidas como e-wallets. Essas formas de pagamento consistem em aplicativos que guardam as informações do usuário de forma segura, permitindo que por meio de um simples acesso ele consiga confirmar suas compras online.

Sendo assim, qual a melhor solução para minha loja virtual?

Para definir a opção mais indicada para o seu negócio, existem muitas variáveis.

Se o produto que você vende tem um alto valor agregado, as taxas maiores dos gateways de pagamento podem ser significativas, visto que elas são proporcionais ao valor do produto.

Porém, se você estiver iniciando o seu e-commerce agora, considere contratar os intermediários, pois eles te ajudarão no processo total do pagamento, realizando as análises de risco e liberando uma série de bandeiras para você trabalhar.

Agora, se você também tiver lojas físicas e uma certa visibilidade no seu e-commerce, pode ser interessante entrar em contato diretamente com a operadora para conseguir descontos e contratos de serviço ainda mais interessantes.

Quais pontos devo levar em consideração?

Antes de tomar sua decisão, também pense nos seguintes aspectos:

Público: se o seu púbico for mais popular, é essencial que você conte com uma opção de pagamento via boleto. Dessa forma, os usuários que não possuem cartão de crédito também poderão realizar suas compras.

Vale ainda destacar que, se sua loja vender produtos de valor elevado, opções de parcelamento e ofertas especiais também serão essenciais para manter o negócio numa boa visibilidade junto ao cliente.

Mercado: depois de analisar cuidadosamente o seu público, procure compreender quais são as principais tendências do mercado e como os seus concorrentes têm operado quanto a sistemas de pagamento.

A partir desse estudo, você poderá estar um passo à frente dos seus adversários, conquistando um público maior para sua loja virtual.

Experiência do usuário: a partir dos dois pontos citados acima, você também precisa pensar na experiência que o seu cliente terá no site como um todo. Nesse quesito, a regra é simples: quanto mais rápido ele efetuar o pagamento, melhor será.

Portanto, estude detalhadamente a proposta de cada local a fim de garantir isso para seu cliente!