e-commerce

Aulas e Dicas

Por que é obrigatório o HTTPS na sua loja virtual?

30 jul , 2018  

Saiba por que é obrigatório o uso de protocolo HTTPS na sua loja virtual, e veja também como saber mais sobre e-commerce, SEO e variáveis que podem colocar seu site no topo dos resultados de buscas do Google.

O HTTPS (sigla em inglês para Hyper Text Transfer Protocol Secure), nada mais é que um protocolo, ou seja, foi projetado para funcionar como uma regra que permite ao computador trocar conteúdo com um servidor que abriga um site.

Em outras palavras, uma vez conectados por meio desse protocolo, as máquinas podem enviar e receber qualquer conteúdo textual (ou seja, os códigos que aparecem na página acessada pelo navegador).

Importância do HTTPS para o e-commerce

Além de possibilitar a troca de informações entre sites e usuários, o HTTPS conta também com uma camada de proteção para essa transferência de dados entre o computador e o servidor.

Em síntese, isso significa que foi instalado um Certificado SSL e, quando um domínio usa esse protocolo, está liberado fornecer dados bancários ou pessoais para efetuar compras online, já que o site possui uma proteção extra.

O Certificado SSL trata-se de um certificado digital, que utiliza de um sistema de criptografia para assegurar que os dados estejam mascarados, evitando que terceiros tenham acesso. Isso possibilita um tráfego de dados com mais segurança entre a loja virtual e o visitante da página.

Ou seja, em sites que contam com o protocolo HTTPS, a comunicação é toda criptografada, o que garante uma maior segurança dos dados.

Dessa forma, é como se o cliente e o servidor se comunicassem em uma linguagem que apenas ambos entendem, o que dificulta o hackeamento e interceptação das informações.

Fique ligado na Universidade ECommerce, o maior portal de cursos de ECommerce.

HTTPS na loja virtual

Infelizmente, ainda hoje, não são todos os domínios que fazem uso do HTTPS. O empreendedor, na verdade, pode não ter dado a devida atenção ao assunto, mas a conexão segura já é uma realidade e pode ser habilitada em qualquer momento para garantir mais privacidade na relação entre sua loja e os usuários.

O mais importante a salientar é que, qualquer serviço online que exija login e senha de acesso ou, principalmente, o envio de dados de cartão de crédito para efetivação de compras, precisa de conexão via HTTPS.

Por esse motivo, os sites de bancos, por exemplo, usam esse protocolo para garantir a privacidade de dados fornecidos pelos seus clientes.

É extremamente importante utilizar o HTTPS em sua loja virtual, já que os clientes evitarão enviar suas informações para páginas sem segurança, o que fazem com razão, já que sempre há chances significativas de hackers acessarem informações e senhas a fim de utilizar esses dados para os mais diversos fins.

2 motivos que tornam obrigatório o uso do protocolo HTTPS na sua loja virtual

O protocolo HTTPS é responsável por criptografar os dados, deixando a navegação mais segura na sua loja virtual. Toda vez que esse protocolo está ativo, é possível perceber na URL da navegação a imagem de um cadeado.

Motivos para sua utilização:

  • Segurança

O Google dá cada vez mais importância a sites que navegam em ambientes seguros, ou seja, quem não faz uso do protocolo não é priorizado perante os mecanismos de busca das pesquisas orgânicas realizadas (que são feitas sem uso de links pagos do Google Adwords).

O site não conseguirá se posicionar entre os primeiros resultados por conta da falta de segurança. O Google não quer fornecer aos usuários que estão realizando as pesquisas resultados que não sejam considerados seguros.

  • Relacionamento com o cliente

Quando o usuário acessa uma loja virtual e não visualiza o protocolo de segurança HTTPS, acaba se sentindo inseguro ao navegar pelo site e, principalmente, fornecer dados para cadastro e para compra de produtos.

Nesse quesito, na maioria das vezes, o internauta decide abandonar a loja virtual, levando o investidor a perder chances de vendas.

HTTPS vs. HTTP

O HTTP, ao contrário do HTTPS, não oferece tamanha segurança, uma vez que as informações navegam na rede de uma maneira muito parecida com a mostrada na tela ou digitadas pelo usuário.

Por exemplo, se o usuário digitar seu login e sua senha, tais informações são adicionadas dentro de pacotes de dados que são enviados pela rede. Se alguém interceptar esses dados durante essa transmissão, terá acesso ao que foi digitado. Com tais informações, o hacker pode acessar um site na internet se passando por outra pessoa.

Outra informação importante: o HTTP conta com uma vulnerabilidade que acaba por prejudicar os usuários. Esse tipo de protocolo não fornece certeza absoluta de que o site condiz com o que se propõe a ser.

Um hacker pode, por exemplo, interceptar os dados que trafegam e criar um falso site de destino, respondendo à procura do navegador web. Dessa forma, o internauta pode acreditar que está navegando por uma loja virtual, mas na verdade está interagindo com meliantes que roubarão seus dados pessoais, como números de cartão de crédito ou senhas.

Observações

É importante lembrar que mesmo o HTTPS não garante total proteção. Ainda que o site conte com uma conexão desse tipo ativa, os responsáveis devem ficar atentos às tentativas de fraude.

É possível citar casos de phishing, que direcionam o usuário a um site com HTTPS, porém, na verdade, trata-se de outra página. O que acontece aqui é que hackers criam uma conexão segura entre o usuário e um servidor falso.

Em outras situações, ainda, alguns sites chegam a imitar a imagem símbolo do HTTPS (um cadeado) para atrair desavisados, ou até mesmo mudam o ícone do site para que os usuários acreditem que estão seguros.

De toda a forma, todas as dicas sobre navegação segura, e principalmente o HTTPS, são consideradas obrigatórias para garantir mais segurança e fortalecer o relacionamento entre a loja virtual e o cliente.

Saber que está navegando por um site verdadeiro, que oferece também uma conexão segura, já é o suficiente para deixar o usuário mais tranquilo. Embora não seja infalível, o HTTPS ainda é, sem dúvidas, mais seguro do que um protocolo convencional.

Saiba mais sobre segurança para sua loja virtual

A Universidade Ecommerce conta com diversos cursos para e-commerce que podem ajudar a quem está começando ou quem já tem um negócio na internet.

Navegue pelo blog para obter acesso a outras matérias do segmento e também a informações sobre os cursos de SEO da Universidade Ecommerce.

Fiquem ligados na Universidade Ecommerce.

Faça já nosso mini curso de ecommerce grátis e comece sua máquina de vendas 24h por dia.

, , ,

By



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *