como montar uma loja virtual

Aulas e Dicas

Loja virtual: boletos não pagos – como aumentar as vendas

14 jun , 2018  

No geral, todo e-commerce que trabalha com um sistema de pagamento via boleto sofre com a mesma questão: boa parte dos clientes que reservam os produtos não realizam o pagamento no dia solicitado.

Além de causar até mesmo prejuízos para a loja, esse tipo de situação pode impedir novos clientes de realizarem compras e deixarem os processos de logística e controle de estoque mais lentos e complicados.

Diante de uma situação como essa, alguns empreendedores resolveram abolir de uma vez por todas o boleto como forma de pagamento no e-commerce. Porém, na maioria dos casos, essa não é necessariamente a melhor escolha para o negócio.

Dessa forma, um dos principais desafios dos profissionais no setor consiste em reverter essa situação e gerar mais vendas para o site. Por isso, este artigo irá mostrar para você algumas técnicas que fazem toda diferença na hora de evitar desistências de compras via boleto.

Se você ficou interessado para saber mais, confira as informações abaixo:

 Por que escolher os boletos?

 Podemos afirmar que os boletos são ferramentas interessantes de pagamento por motivos diversos, dos quais podemos destacar: 

  • Redução de custos 

Tanto o cartão de crédito quanto as empresas intermediárias de pagamento cobram taxas mais elevadas para realizar transações. Dessa forma, por ser um sistema mais autônomo, o boleto é uma opção vantajosa.

  • Otimização de processos

Outro ponto interessante a respeito dos boletos bancários é que, no geral, eles são mais fáceis de serem geridos internamente. A conciliação dos pagamentos, por exemplo, permite uma integração mais eficiente e que não necessita de uma constante troca de arquivos com o banco. 

Fique ligado na Universidade ECommerce, o maior portal de cursos de ECommerce.

  1. Mande um e-mail

Um dia após o vencimento, envie uma mensagem perguntando se aconteceu algum problema com o pagamento. Em seguida, ofereça a oportunidade de liberar um novo boleto e reforce que o produto ainda está reservado para o cliente.

Esta simples atitude pode fazer muita diferença no processo da venda, pois, muitas vezes, o comprador pode ter apenas esquecido de pagar o documento. Além disso, ele também pode ter ficado em dúvida se deveria pagar ou não, e – ao receber uma mensagem – certamente será encorajado a finalizar a compra.

Ainda assim, se ele não pagar o boleto, vamos para o segundo passo: 

  1. Mande um e-mail com desconto

 Caso o cliente não realize o pagamento no prazo, envie outro e-mail para ele oferecendo uma oportunidade de desconto.

De maneira geral, este passo também oferece um grande índice de aprovação, pois por mais que o desconto aplicado não seja muito expressivo, o fato de simplesmente recebê-lo conta muito para o cliente.

Porém, se ainda assim a venda em sua loja virtual não for concluída, existe mais um passo a ser tomado: 

  1. Faça uma ligação

 Se mesmo com o desconto o cliente não quitar o boleto, chegou a hora de apostar em uma ligação direta. O roteiro do telefonema deve sempre transparecer um tom cordial. Nele, sua equipe deve buscar compreender os motivos da desistência e, em seguida, oferecer uma nova alternativa de pagamento. 

  1. Mande e-mail com um novo boleto

Se ainda com a ligação o cliente não pagar o boleto, envie um novo e-mail recordando-o da conversa ao telefone.

Em seguida, diga que por isso está enviando o documento com uma nova data de vencimento.

Agora que você já leu o nosso passo a passo de como reverter a falta de pagamento dos boletos, percebe-se que é necessário trabalhar em outros aspectos do seu negócio para garantir a conclusão das vendas e a fidelização dos seus clientes.

Sendo assim, fique atento nos aspectos que irão contribuir diretamente com a experiência de compra do cliente. Confira:

  • Funcionalidade do site

De modo geral, quando um cliente acessa uma loja online, ele considera alguns pontos básicos de navegação, como rapidez e intuição.

Isso quer dizer que, se o site demorar a carregar, ele não terá paciência para esperar, e se ele não encontrar o que procura rapidamente, deixará o site de lado.

Portanto, você deve trabalhar em uma série de boas práticas a fim de garantir um rápido carregamento das páginas. Além disso, também é essencial implementar ícones claros e bem posicionados para uma navegação eficaz do seu cliente na página.

  • Qualidade das imagens 

Ao adicionar um produto para venda, não se esqueça de acrescentar uma série de imagens de ângulos variados. Elas devem mostrar os principais aspectos da mercadoria, porém sua qualidade deve ser equilibrada: imagens pesadas dificultam o carregamento da página, e as muito leves podem ficar pixelizadas demais.

  • Atendimento  

Outro ponto fundamental para o seu e-commerce consiste na eficácia do seu atendimento. Ele não deve funcionar apenas nos momentos de enviar novos boletos, mas em todas as situações.

Os profissionais envolvidos nesse setor devem conhecer detalhes a respeito do produto, questões específicas relacionadas à entrega, bem como formas de pagamento.

Seja por meio de um chatbot ou um atendimento via e-mail, o que importa é que o cliente encontre um suporte rápido e eficaz para qualquer dúvida em relação a seus produtos.

Seguindo essas dicas, será possível reverter em até 50% a desistência do pagamento dos boletos em sua loja virtual.

Quem deseja se destacar no mercado em todos os aspectos deve contar com uma série de estratégias de conversão. Elas envolvem outras questões relacionadas ao pagamento, mas também ao marketing, à comunicação, ao SEO e muito mais.

Ficou curioso para saber mais a respeito do assunto?

Se sua resposta foi positiva, chegou o momento de se preparar para o sucesso, recebendo um treinamento eficaz na Universidade Ecommerce!

Conheça também 3 formas gratuitas de multiplicar suas vendas

A partir de técnicas transmitidas por profissionais experientes do mercado, você conhecerá os conceitos gerais do e-commerce, os segredos da divulgação memorável, marketing, atendimento profissional, boas práticas em SEO e tudo sobre como montar uma loja virtual.

Você aprende todos esses pontos sem sair de casa e com uma metodologia de fácil entendimento que pode ser acessada 24h por dia, 7 dias por semana.

Clique aqui e comece a turbinar suas vendas com a Universidade Ecommerce hoje mesmo!

Faça já nosso curso gratuito online de e-commerce e comece sua máquina de vendas 24h por dia.

, , , ,

By



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *