como abrir uma loja virtual

Embalagem: os erros e riscos para sua loja virtual

12 jun , 2018

A embalagem é uma das partes mais importantes de um produto, embora muitas pessoas não pensem dessa forma. Quem procura por “como montar uma loja virtual”, costuma se preocupar com centenas de coisas, ao passo que esse detalhe nem sempre passa pela cabeça.

Seja qual for a qualidade do produto, a embalagem será o primeiro sinal para o cliente. Se uma embalagem for boa, a experiência, certamente, será bem melhor do que com uma embalagem ruim, que pode fazer com que o cliente pense duas vezes em comprar novamente em sua loja virtual.

Por isso, quem deseja saber como montar uma loja virtual, precisa se atentar a isso, ainda mais pelo fato de que as embalagens só serão descobertas quando o produto chegar em casa, e toda a expectativa criada pelo consumidor para esse momento não deve ser frustrante ou decepcionante.

A importância da embalagem em uma loja virtual

Quem já comprou ou abriu algum produto da Apple sabe que a marca é mestre em embalagens. Elas são tão bonitas e de excelente qualidade que é até difícil jogá-las fora.

A caixa desliza na hora de abrir, os produtos e acessórios chegam milimetricamente organizados e você se sente realmente encantado com tudo isso. É claro que a experiência faz com que você tenha um sentimento muito melhor em relação ao produto.

Se você já assistiu a um unboxing de algum produto da Apple, é provável que tenha sentido essa experiência também, mas nada se compara a pegar a embalagem na mão e comprovar tudo isso com os próprios olhos e ao vivo. Entre todas as características que uma embalagem deve possuir, algumas das mais importantes são as seguintes:

Imagem

O visual da embalagem conta e muito. Ela pode agregar muito valor ao seu produto, mas se for mal planejada, pode contribuir negativamente para a experiência do cliente.

Quem pensa em como abrir uma loja virtual precisa entender que as embalagens não são apenas usadas para o transporte e depois devem ser descartadas. É claro que não é todo mundo que vai guardar a embalagem, mas ela precisa ser planejada com muito carinho.

Diz-se que os seres humanos “comem com os olhos”, e o conceito que se aplica aos alimentos também deve ser usado aos e-commerces. Ao receber uma embalagem super bonita e muito bem acabada, subentende-se que o produto e a empresa sejam de ótima qualidade.

Por isso, não se esqueça de ter uma embalagem visualmente bonita, que lhe deixaria impressionado se você fosse o consumidor. Os resultados obtidos pelo seu negócio podem ser ainda melhores, principalmente na retenção de clientes. Até mesmo uma foto compartilhada pelo cliente com a embalagem da sua loja virtual pode colaborar na tomada de decisão de outros potenciais clientes, então capriche bastante neste ponto.

Tipos

Caixas de papelão de vários tamanhos e gramaturas, espuma térmica, isopor, envelopes, plástico bolha… Hoje em dia, tipos de embalagens não faltam, para que você possa entregar seus produtos aos clientes. Quem quer tomar mais conhecimento sobre o assunto precisa saber que o tipo de embalagem deve ser escolhido de acordo com as características do seu produto, de modo que o conjunto seja o melhor possível.

Uma característica que muitas vezes passa despercebida é o tamanho da embalagem, que pode impactar diretamente no valor do frete que precisa ser pago ao operador logístico.

Além do peso do produto, a cubagem também é levada em consideração, que é justamente o tamanho que ele ocupa no transporte. Se você trabalha com itens de diferentes tamanhos, a melhor estratégia possível é ter diversos tamanhos de embalagem para que não seja necessário pagar por um valor muito alto de frete, se o produto não apresenta essa necessidade.

Testes

Depois de escolher o melhor tipo de embalagem possível, é fundamental que você faça testes, para que tenha certeza de que aquela realmente foi uma boa escolha ou não. Para isso, não existe forma mais simples e prática do que enviar um produto para si mesmo ou para um amigo ou familiar e perguntar como foi a experiência que eles obtiveram com essa embalagem.

Depois de ter feito esse envio de teste, pergunte para a pessoa que recebeu o produto se a embalagem veio com algum tipo de dano ou avaria, se o produto veio amassado ou revirado ou se tudo correu da melhor maneira possível e tanto embalagem quanto produto chegaram intactos.

Embora quem procura saber como abrir uma loja virtual, nem sempre pensa nisso; os testes são fundamentais para saber como o cliente receberá o produto, e até isso pode impactar na realização de um novo pedido em sua loja.

Até mesmo a questão logística pode ser otimizada através dos testes, já que será possível perceber se o produto chega em segurança ou se ele sofre muitos impactos em seu transporte, o que pode ocasionar na necessidade da troca do produto por parte do cliente.

Nesse caso, seria necessário pagar por um novo frete para receber o produto, depois enviar um novo produto e ainda ter que passar por todos os trâmites para trocar esse item defeituoso, o que causaria um transtorno muito grande, além dos custos extras.

Fornecedores

Hoje em dia, existem vários fornecedores de embalagens e métodos muito interessantes que possibilitam que você personalize sua embalagem de acordo com aquilo que mais gostar.

Por isso, o melhor a se fazer é uma pesquisa bem ampla de mercado, para ver qual fornecedor pode oferecer o melhor custo-benefício, que alia a qualidade do produto ao seu preço. É muito mais simples realizar isso hoje em dia do que há 10 anos atrás, por exemplo, já que as opções eram muito mais restritas e os preços bem mais altos. Basta fazer uma pesquisa na internet, entrar em contato com os fornecedores e ver o que eles têm a oferecer.

Dessa forma, você poderá ter uma embalagem com tamanho perfeito, uma imagem incrível e fazer testes que tragam os melhores resultados possíveis, ou seja, apenas vantagens para o seu negócio.