cursos de e-commerce

Aulas e Dicas

Dicas de como atrair mais público para sua marca – divulgação e-commerce

29 jun , 2018  

Atrair mais pessoas para a marca é um dos maiores desejos de todos os empresários e donos de lojas, não importa qual seja o seu porte ou segmento. Afinal de contas, é assim que o faturamento da empresa pode aumentar.

Por outro lado, essa costuma ser uma grande dificuldade, já que encontrar o público certo é algo que demanda muito planejamento. Quem busca por cursos de e-commerce tem um grande interesse em saber como isso funciona. Com as dicas certas, você poderá atrair muito mais público para a sua marca, divulgar o seu e-commerce e, então, se tornar mais conhecido – além de um faturamento bem maior!

Como chamar a atenção do público para a minha marca?

No ano de 1900, o fundador da Michelin, fabricante de pneus, criou o Guia Michelin, onde ele avaliava os restaurantes que encontrava nas estradas. Seu objetivo era de que os moradores percorressem longas distâncias para visitar os restaurantes avaliados, o que gastaria os pneus dos carros e, então, faria com que eles tivessem que comprar novos pneus.

Já no ano de 1955, dois diretores da marca de cerveja Guinness conversavam sobre qual ave era a mais rápida. Um desses diretores procurou um pesquisador para poder sanar a dúvida que eles tinham. Essa situação trouxe um ótimo insight para ele: criar um guia, o Guinness Book, para colocar curiosidades e recordes, de modo a incentivar conversas nas mesas de bares. Assim, as pessoas tomariam mais cerveja.

Pode parecer que a Michelin, fabricante de pneus, não tenha nada a ver com a criação de um guia de restaurantes, da mesma forma que a Guinness pode não parecer ter relação com um livro de recordes. Porém, é muito interessante entender o que levou essas marcas a tomarem tais decisões, bem como saber quais são as tendências das demais marcas a fazerem ações similares a essas.

O Guia Michelin avalia restaurantes de vários lugares do mundo inteiro e é muito bem conceituado hoje em dia, já que é um dos principais reconhecimentos que um estabelecimento do tipo pode receber. Os restaurantes que recebem uma avaliação de 5 estrelas, por exemplo, possuem extremo renome ao redor de todo o mundo, o que mostra a proporção que o guia alcançou. O Guinness Book é um dos livros mais vendidos do mundo, o que também ressalta que ele se tornou a maior das referências no que tange à divulgação dos mais variados recordes.

O que essas duas marcas fizeram?

Basicamente, a Michelin e a Guinness criaram um canal de mídia, fora de suas próprias empresas, para poderem atrair tráfego de outras pessoas, com interesses diferentes, mas que também fazem um branding para a marca, já que ela está associada ao nome do guia e do livro. Isso faz com que mais pessoas conheçam a marca, fora do universo das pessoas que estão interessadas em comprar pneus ou comprar cerveja, o que pode atrair novos clientes e, consequentemente, aumentar seu faturamento.

Além disso, eles também conseguem entregar valor para as pessoas que consomem esse conteúdo, seja ele mais voltado para lazer (Guinness Book) ou para a seleção de bons restaurantes (Guia Michelin). Hoje em dia, existem marcas de roupas que criam revistas de moda, onde elas são imparciais, ou seja, não falam apenas sobre as roupas da própria marca, mas sim de várias outras, embora isso ainda aja como branding devido ao nome da revista, em que a marca está estampada.

Fique ligado na Universidade ECommerce, o maior portal de cursos de ECommerce.

Não é absurdo imaginar que a Nike vá criar um canal de esportes para competir com a ESPN, por exemplo, onde ela não apenas fale sobre seus artigos esportivos, mas sim sobre o mundo do esporte em geral, de modo a atingir uma parcela maior do público além das pessoas que estão interessadas em comprar itens da Nike.

Como fazer isso com a minha empresa?

A sua empresa também pode agir dessa maneira, através da criação de um canal que fale sobre algo que tenha relação com o seu segmento, mas de uma maneira mais branda, que as pessoas possam receber bem. Para isso, é importante que os conteúdos compartilhados realmente agreguem valor de alguma forma, pois a recepção que o público terá a respeito dessa iniciativa influenciará diretamente na sua marca.

Esses conteúdos podem ser compartilhados tanto por meio de um blog, página ou outro canal digital como também em revistas, jornais e demais mídias físicas de divulgação. Também é fundamental ser imparcial, já que de nada ajuda criar um guia que fale apenas sobre a sua marca, por exemplo. Na verdade, isso pode prejudicar muito mais do que ajudar, o que com certeza não é o seu objetivo.

Essa é uma tendência muito forte de mercado, mas não é tão simples assim, já que é necessário investir na criação de conteúdo (redação, produção, pauta e afins) que dá trabalho, mas é possível obter muitos benefícios com essas alternativas.

Em quanto tempo posso obter os resultados?

Os resultados podem ser excelentes, disso não há dúvida, mas pode ser que demore um pouco até que essa ideia ganhe mais força e realmente se transforme em uma fonte de tráfego para a sua empresa. No começo, isso será um pouco mais difícil e demandará mais trabalho, assim como acontece em grande parte das atividades realizadas no mundo do marketing, mas basta ter empenho, motivação e perseverança que os resultados podem ser fantásticos.

Quando tudo der certo, sua marca poderá se tornar uma referência mesmo depois de muito tempo. É possível confirmar isso com o sucesso do guia Michelin, que já existe a 118 anos e ainda é referência mundial em seu assunto. Certamente, se você investir tudo o que for necessário para conseguir transformar essa ideia em realidade, sua empresa pode ser muito beneficiada e você terá uma nova fonte de tráfego, que será fundamental para o sucesso da sua empresa.

A Universidade Ecommerce conta com cursos de e-commerce que podem ajudar muito sua loja virtual, seja ele mais antigo ou ainda novo. Assim, será possível que sua marca seja muito mais bem-sucedida na internet.

Conheça o blog da Universidade Ecommerce e veja como os conteúdos e os cursos podem ajudar sua empresa a crescer e, por consequência, aumentar consideravelmente seus lucros!

Fiquem ligados na Universidade Ecommerce.

 

Faça já nosso curso de e-commerce grátis e comece sua máquina de vendas 24h por dia.

, , ,

By



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *