cursos de e-commerce

Aulas e Dicas

CUIDADO: A verdade OCULTA sobre a conversão na sua loja virtual

13 set , 2018  

Saiba quais são os principais erros cometidos na hora de calcular a conversão, como é a forma certa de traçar essa perspectiva, e como ter acesso a cursos de e-commerce que irão te ajudar a alavancar as vendas.

Como as pessoas costumam calcular a conversão

Muita gente calcula sua taxa de conversão da seguinte maneira:

Exemplo: mês de julho

– 20 vendas

– 2.000 visitas

Ou seja, supondo que fosse sua loja, você teria 1% de conversão (porque 1% de 2.000 é 20).

Visto isso, o intuito principal de todo investidor é aumentar suas vendas e, para tal (seguindo a lógica do exemplo acima), basta atrair mais pessoas (visitas) para o site.

Se com 2.000 visitas alcançou-se 20 vendas, ao ter 4.000 visitas, consequentemente, a loja efetuará 40 vendas, certo?

Fique ligado na Universidade ECommerce, o maior portal de cursos de ECommerce.

Na verdade não.

Se na hora de calcular a conversão da sua loja, o raciocínio seguir esse mesmo formato mencionado acima, é preciso ter mais cuidado com essa conta.

Veja o porquê:

Como realmente funciona a conversão

Imagine que aquelas vendas que você teve (no exemplo de 2.000 visitas e 20 vendas em um mês) são oriundas de visitas que chegaram até a loja através do Google Adwords e Remarketing (pessoas que já haviam entrado na loja e, por meio de campanhas de Remarketing, voltaram a acessar).

Em síntese, as 2.000 visitas são oriundas de Google Adwords e de remarketing, e dessas, 20 foram convertidas em vendas.

A partir disso, se for possível aumentar o tráfego (as visitas) da loja para 4.000, considerando as mesmas fontes de tráfego (Google Adwords e RMKT), é provável que se consiga alcançar a meta de vendas de 40 por mês, continuando com a conversão de 1% (não é 100% garantido, mas é possível que se alcance).

Porém, outra possibilidade, que é o que acontece em muitos casos, é de se realizar um investimento financeiro ainda maior no Google Adwords e em RMKT, mas mesmo assim o Google não conseguir entregar o seu anúncio para mais pessoas, porque às vezes o público para o qual se está anunciando é um público-alvo mais limitado, ou então as palavras-chave relacionadas possuem menos abrangência, ou não contam com uma demanda de busca tão grande.

Nessas condições, por mais que se dobre a verba investida nos mecanismos para trazer mais visitas, pode ser que o Google não consiga entregar a campanha para mais pessoas. Você não vai alcançar um número maior de cliques porque não existe uma demanda para o seu tipo de anúncio.

Novas fontes de tráfego

Nesse caso, é preciso recorrer a outras fontes de tráfego, o que requer certos cuidados.

Ao tentar adicionar mais palavras-chave na ferramenta do Google Adwards com o intuito de aumentar a abrangência da demanda, é possível, sim, trazer mais pessoas. Porém, via de regra, essa ampliação de termos não garante que o público alcançado seja o mais qualificado (e interessado) o suficiente para trazer mais visitas à loja on-line.

Ou seja, só o fato de se aumentar a abrangência no Google Adwards, com mais termos e mais palavras-chave, não garante que se alcance a quantidade de visitas objetivadas (4.000 ao mês), já que agora estará lidando com um público maior, e pode ser que tal público não tenha a mesma qualificação para compra como o público anterior (integrantes das 2.000 visitas já conquistadas).

Dessa forma, ainda que se aumente a campanha, provavelmente você não conseguirá dobrar as suas vendas utilizando-se dessa tática.

Dentro do objetivo de dobrar as vendas, para manter aquela taxa de conversão de 1%, o empreendedor deve buscar por uma estratégia que consista em outras fontes de tráfego, além do Google Adwords e do remarketing.

Como forma de aumentar a taxa de visitas, o recomendável é investir no Face Ads, Instagram Ads e no Google Display (que usa seus parceiros, como sites e blogs, para divulgação da sua marca).

Essas fontes de tráfego são consideradas mais como sendo fontes para aquisição do que para conversão, isto é, provavelmente você não manterá a mesma taxa de conversão. Para exemplificar de forma mais didática, é possível realizar uma observação básica:

Ao manter 2.000 visitas oriundas do Google Adwords e de RMKT, ao somar mais 2.000, vindas das outras fontes (Face Ads, Instagram Ads e Google Display), é muito provável que não se mantenha a taxa de 1% de conversão. Mas por quê?

A conversão das origens de tráfego citadas (Face Ads, Insta Ads e Google Display, que se tratam de fontes de aquisição), é muito menor quando o cliente ainda não conhece sua marca e está começando a saber da existência de sua loja, ainda que haja uma variação de mercado e do alcance que a marca já tem.

Se o empreendedor fizer a conta linear do número de visitas em relação ao número de vendas (esperando manter a taxa de 1% de conversão), verá que, para dobrar o número de visitas e de conversões, tudo vai depender se as fontes de tráfego investidas convertem dessa forma, o que geralmente não acontece, ao se investir no tráfego de aquisição.

Visto isso, será preciso reestruturar toda a estratégia, modificar a maneira como irá ser feita a divulgação, e remodelar também as metas, definindo porcentagens, tanto de tráfego quanto de conversão, que sejam mais exequíveis.

Cuidados ao projetar contas

O intuito desse artigo foi mostrar como é preciso ter cuidado em formular contas para traçar perspectivas de vendas dentro de um negócio virtual.

É preciso considerar todas as variáveis para poder elaborar uma análise mais observadora, mais profunda, e ver que todo o cuidado é pouco com relação à forma como se está calculando a taxa de conversão e, em cima disso, projetando a meta de vendas, porque na maioria dos casos essa conta não funcionará de forma linear.

Ou seja, as taxas não são projetadas de maneira tão aritmética, em que se estabelece como meta o dobro de visitas para, consequentemente, alcançar o dobro de vendas.

Sempre analise quais as fontes de tráfego você utiliza atualmente e qual a conversão de cada um deles, para apenas assim ter o que é necessário para fazer uma projeção “pé no chão”, que lhe forneça um resultado mais realista para que você possa ter um crescimento de vendas em sua loja virtual.

Confira o melhor em cursos de e-commerce pela internet

A Universidade Ecommerce disponibiliza alguns cursos que podem ajudar tanto quem está começando quanto quem já tem um negócio na internet, ou seja, um e-commerce.

Navegue pelo site para saber mais sobre os cursos de e-commerce e confira como o conteúdo pode ajudá-lo a alavancar vendas.

, , ,

By



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *