o que é um e-commerce

As principais diferenças da Black Friday e Natal pra sua loja virtual

16 jul , 2018

Se tem uma coisa que os consumidores não abrem mão é de uma boa promoção. Mas o que tem a ver com a Black Friday? Em português, o significado da palavra é “sexta-feira negra” e trata-se de um evento que tem a função de abaixar os preços dos produtos.

A ideia surgiu nos Estados Unidos e virou tradição, conquistando o mundo, e também as prateleiras dos comércios brasileiros. Segundo dados levantados, a referida data do evento acontece após o feriado de Ação de Graças. Tanto o Brasil como outros países também fizeram questão de adotar a tradição.

O termo Black Friday foi utilizado por policiais da Filadélfia para apontar a sexta-feira depois do feriado, devido à euforia do trânsito. Segundo eles, esse dia da semana era muito agitado, justamente por conta de ser feriado prolongado e no mesmo dia ter jogo de futebol.

O evento ficou conhecido mundialmente graças a tecnologia que criou as lojas e os sites de compras online, dessa forma, em tão pouco tempo, a novidade se expandiu pelo mundo inteiro e a Black Friday, hoje, é a preferência de milhões de consumidores.

Entenda a diferença entre Black Friday e o Natal

Motivo para comprar na Black Friday

Como podemos ver, a Black Friday é uma das datas que gera grande movimento no comércio físico e no eletrônico. As empresas conseguem atingir metas acima do esperado, e isso acontece todos os anos por conta dos descontos dos produtos que são muito atrativos comparado com dias normais.

O percentual descontado das mercadorias chega até 80%, motivo que leva o consumidor a comprar ainda mais produtos, já que o valor é muito vantajoso.

Comprar no Natal

No natal, as pessoas compram para seguir a cultura de presentear outras pessoas nessa data, tornando-se, praticamente, uma obrigação cultural em que ocorre a troca de presentes.

Nessa época, as pessoas compram mais, o que não acontece em outras datas comemorativas, diferente da Black Friday, que atrai o consumidor pelo índice de desconto da mercadoria.

Escassez  na Black Friday e no Natal

Black Friday

A escassez dura nada mais que um dia, por esse motivo o comprador deve aproveitar a oportunidade para comprar tudo o que necessita para não perder os descontos, já que o tempo do evento dura poucas horas.

Natal

Nesse caso, a escassez se prolonga por mais dias, entre trinta e quarenta dias de antecedência para realizar as compras natalinas. Mas, nos últimos anos, devido aos descontos que são muito altos, o consumidor está aproveitando para adiantar as compras do Natal na Black Friday.

Divulgação

Devido à escassez, a divulgação segue de forma diferenciada para as lojas virtuais. Os lojistas precisam se programar para que a Black Friday aconteça dentro de uma ação positiva que ocorre em um único dia. A divulgação deve ser feita com antecedência para que os usuários fiquem atentos ao evento.

Black Friday e Natal: qual a diferença entre as duas datas? Uma vende mais que a outra?

Varejistas virtuais do mundo inteiro ficam ansiosos quando chega o período dos meses de novembro e dezembro. O motivo da ansiedade é por conta da movimentação das vendas online, pois as duas datas favorecem muito o mercado digital.

A diferença entre as duas situações encontra-se no tempo de divulgação maior que o Natal permite, enquanto que na Black Friday o evento é todo concentrado em um único dia, por essa razão, cabe ao lojista online se planejar e aproveitar as duas datas para obter bons resultados de venda.

Portanto, atualmente, as duas datas são consideradas como as que mais vendem nessa época do ano. É importante que os gestores criem estratégias de divulgação e valores atrativos, avisando aos seus clientes sobre o evento da Black Friday.

Importância da estratégia de divulgação da Black Friday online

Primeiramente, vale ressaltar aos lojistas que os descontos devem ser verdadeiros e não, de certa forma, maquiados. Não é válido para o seu e-commerce enganar as pessoas, pois isso pode queimar a imagem de sua loja e, consequentemente, suas vendas podem diminuir.

É de suma importância que o empreendedor digital tenha sempre em mãos planos que definam pontos primordiais, como: quais os produtos designados para receber os descontos promocionais. Outro ponto é: quais serão as estratégias utilizadas para a divulgação desses valores.

Cabe ao gestor ser o mais cauteloso possível ao dar esses descontos, a fim de que não interfira no financeiro da empresa, lembrando que tais valores devem ser acessíveis ao bolso do consumidor.

Portanto, é importante que todos funcionários que integram o e-commerce tenham conhecimento de como criar planos e estratégias de divulgação. Se a equipe não tiver esse tipo de preparo, é preciso que a empresa invista em cursos de capacitação para a equipe.

Uma equipe capacitada pode ajudar no crescimento do seu negócio on-line

Investir na capacitação da equipe de vendas poderá contribuir para que o seu e-commerce supere, a cada dia mais, as metas de faturamento, levando-o rumo ao sucesso.

A tecnologia tem se inovado cada vez mais e junto a ela as técnicas de vendas. Diante dessas mudanças, é preciso que os gestores saibam da importância de ter uma equipe extremamente capacitada, de modo que alcancem os mais altos índices de venda e, principalmente, a confiabilidade dos clientes.

Os e-commerces estão crescendo gradativamente e fazer uso de técnicas antigas pode levar o seu empreendimento virtual à falência. Os consumidores de hoje estão mais exigentes e, por isso, o vendedor tem por obrigação estar sempre um passo à frente que o cliente.

Quando se fala em estar à frente do consumidor, expõe-se sobre a importância da inovação e da criatividade, estando sempre em constante atualização a fim de oferecer aos clientes o melhor atendimento e serviço de qualidade. Sendo assim, é primordial que toda a equipe esteja muito bem preparada.