cursos de e-commerce

Aulas e Dicas

As 6 dicas de email mkt das lojas virtuais de sucesso

5 jul , 2018  

O e-mail marketing é uma das formas mais tradicionais de se comunicar com o seu público, mas isso não quer dizer que ela tenha perdido a sua eficiência, muito pelo contrário. Saber como otimizar seu e-mail marketing é fundamental para manter um contato mais direto e assertivo com o seu público, além de também se converter em uma excelente oportunidade de vendas para o seu negócio.

6 dicas de e-mail marketing para e-commerce

Acredite: depois da aplicação, você poderá colher resultados incríveis!

 

1 – Não compre listas

Essa é uma das dicas mais faladas em cursos de e-commerce e em conteúdos voltados ao assunto. Por isso, é importante entender o porque dessa técnica ser tão desestimulada assim. Além do fato de que as pessoas que receberão os e-mails não terem interesse e nem conhecerem a sua marca, o que pode ser prejudicial para a imagem da sua empresa, um problema ainda maior é que você pode ser considerado um spammer.

Por exemplo, se você comprar uma lista com 5.000 e-mails e 2.500 deles forem de domínio Gmail, é bem provável que algumas pessoas marquem essa mensagem como spam. Mesmo que seja uma pequena porcentagem, o servidor de e-mails entenderá que você se trata de um spammer. Com isso, mesmo inscrito na lista de e-mails não receberá suas mensagens adequadamente, já que elas podem ir para o modo spam ou nem mesmo enviadas. Por isso, essa é uma estratégia muito ruim para o seu negócio.

 

2 – Ofereça recompensas digitais

É muito comum conseguir e-mails de livre e espontânea vontade de seus donos por meio do oferecimento de recompensas digitais para os usuários, o que cria uma relação vantajosa para ambos. Você pode, por exemplo, oferecer uma porcentagem de desconto na primeira compra, de modo que o usuário se sinta motivado a dar o seu e-mail e receba algo de valor. Outra alternativa é o oferecimento de e-books ou conteúdos relevantes para o seu público, que também são enviados através do fornecimento do endereço de e-mail.

Essa é uma das técnicas mais atrativas no e-commerce, já que o usuário percebe que está sendo beneficiado, seja por ganhar um desconto ou um material que seja benéfico para ele, enquanto sua empresa pode ganhar um cliente em potencial.

Fique ligado na Universidade ECommerce, o maior portal de cursos de ECommerce.

 

3 – Faça uso da segmentação

A segmentação é um assunto muito comumente tratado ao se falar em loja virtual, já que ajuda a atingir os clientes certos, por meio daquilo que eles demonstraram interesse. Um ótimo exemplo da aplicação de segmentação é a Netshoes. A empresa cria conteúdos específicos para cada um dos interesses esportivos (Futebol, Basquete, Vôlei, Natação, Ciclismo, Corrida e afins) e os oferece aos usuários, que já podem ser praticantes, admiradores do esporte ou que pretendam iniciar suas práticas.

Partindo do conteúdo que o usuário se cadastrou na lista de e-mails, eles começam a enviar materiais e e-mails relacionados ao assunto central de interesse, mesmo sem que tenha sido efetuada nenhuma compra. Depois que o usuário fizer alguma compra, é claro que isso entrega informações ainda mais assertivas sobre o seu real interesse, mas é possível segmentar sua audiência mesmo sem que ela tenha comprado ainda.

 

4 – Frequência de e-mails

Esse é um assunto muito interessante e que muitas pessoas não prestam atenção, mas que é fundamental para qualquer loja virtual. Quem já procurou por conteúdos de e-commerce sabe que os e-mails são importantes, mas saber qual é o melhor timing para o seu disparo pode fazer toda a diferença. Por exemplo, em uma loja virtual de perfumes, um cliente pode ter comprado um frasco de 50ml, que dura mais ou menos 3 meses. Então, quando estiver passado o tempo de consumo, baseado na previsão do próprio perfume (3 meses), pode-se enviar outro e-mail a ele. Esse e-mail pode ter um link para o mesmo perfume ou então para outras opções que sejam da mesma família olfativa, que o cliente sabidamente já tenha apreço. Assim, as chances de que ele faça outra compra são muito grandes.

 

5 – Aquecimento da lista

Manter a sua lista aquecida significa deixar o seu público sempre interessado no assunto da sua loja, não apenas através do envio de ofertas, produtos e promoções, que é o que a maioria das pessoas fazem. Um conhecimento bastante disseminado em cursos de e-commerce é a importância de mesclar o envio de produtos e ofertas com o de outros conteúdos que agreguem valor à sua audiência, de modo que ela não fique irritada com envios meramente comerciais.

Se for uma loja de eletrônicos, por exemplo, ela pode enviar as tendências de eletrônicos, os produtos que fazem mais sucesso em outros países ou até mesmo atualizações que impactem os seus clientes. Depois de um tempo, você pode mandar dicas que tragam mais praticidade à vida dos consumidores e, quando chegar o momento propício, enviar mais um e-mail comercial, com ofertas e descontos que possam ser interessantes para eles.

Não é saudável deixar a lista esfriar, mas enviar apenas e-mails com o intuito de venda pode cansar os usuários e fazer com que eles cancelem sua inscrição na lista, o que não é bom.

 

6 – Meça e otimize as ações

O marketing digital encontra na possibilidade de mensuração um de seus principais trunfos, e isso pode ser muito bem aplicado quando se trata de e-mail marketing. Os cursos sobre lojas virtuais podem ajudar a entender melhor quais são as métricas que devem ser analisadas, após o envio de um e-mail, como a taxa de abertura, taxa de cliques e interação com os conteúdos, entre outros.

Por exemplo, se você percebe que os e-mails enviados na Segunda-feira de manhã apresentam uma performance muito melhor do que os de Quinta-feira à tarde, então é necessário otimizar o seu processo com o objetivo de usar melhor as Segundas-feiras. O formato do conteúdo apresentado também é imprescindível. Caso você perceba que vídeos possuem um desempenho melhor do que os artigos, então é melhor veicular suas mensagens através dos vídeos, o que agradará ainda mais aos usuários.

Os resultados obtidos pelas métricas podem variar de acordo com cada público. Por isso, o importante é que você faça essa mensuração e otimização de acordo com os seus clientes.

Veja também como atrair mais público

Tenha mais sucesso na estratégia de e-mail marketing!

Estas são algumas das dicas mais importantes de otimização para e-mail marketing, que podem fazer com que a sua empresa tenha resultados muito mais efetivos no mundo digital. A Universidade Ecommerce conta com uma série de cursos de e-commerce, para que você saiba exatamente o que precisa fazer para ter sucesso na sua loja virtual.

Entre no blog da Universidade Ecommerce para conhecer mais e ver como um conteúdo especializado pode ser o incentivo que você precisa para conseguir levar sua loja virtual a um patamar muito mais elevado!

Fiquem ligados na Universidade Ecommerce.

Faça já nosso curso de e commerce grátis e comece sua máquina de vendas 24h por dia.

, , ,

By



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *