SEO para loja virtual

Aulas e Dicas

7 (graves) erros de design em sua loja virtual

10 ago , 2018  

O SEO para loja virtual é um conjunto de técnicas que objetiva posicionar melhor o e-commerce junto aos mecanismos de busca, o que, consequentemente, atrairá mais tráfego qualificado e pode lhe ajudar a aumentar seu faturamento.

Porém, existem vários detalhes que devem ser observados para que essas técnicas gerem bons resultados. Dois dos mais importantes são o design e a usabilidade da loja, que vai muito além de sua mera aparência.

Por impactar diretamente na funcionalidade e também no aspecto técnico, é imprescindível dedicar toda a atenção para o design e evitar erros graves que podem prejudicar muito o desempenho da loja no Google e nos demais buscadores.

Principais erros de design no SEO para loja virtual

Ao evitar cometer qualquer um desses erros, pode ter certeza de que os resultados da empresa irão melhorar muito, principalmente a médio e longo prazo!

1 – Texto escaneável

Todos os textos que estão presentes em uma loja virtual devem estar bem dispostos na tela. A falta de adoção dessa técnica se configura como uma falha grave na escaneabilidade, que é a forma com a qual nosso cérebro olha e interpreta os textos.

Um dos grandes erros de SEO para loja virtual é posicionar os blocos de texto em lugares que fiquem um pouco escondidos ao olhar ou que sejam muito pequenos, de difícil visualização. Assim, a absorção daquele conteúdo será bem mais complicada.

Além do posicionamento dos blocos em si, é sempre importante utilizar parágrafos curtos, listas numeradas ou com marcadores e subtítulos bem definidos e destacados. Assim, mesmo que a pessoa não leia todo o conteúdo, saberá do que ele trata.

2 – Espaços em branco

É relativamente comum pensar que todo espaço em branco deve ser preenchido em um site, para que ele seja melhor aproveitado, mas esse é um grande erro de SEO para e-commerce.

Fique ligado na Universidade ECommerce, o maior portal de cursos de ECommerce.

Quando o ambiente do site é muito poluído, com informações, botões, imagens e elementos para todos os lados, o usuário não consegue concentrar a sua atenção em um único ponto, o que prejudica muito na compreensão e também na conversão.

Um bom exemplo para entender essa questão é a página inicial do Google, que tem apenas o logo, uma barra para digitar o termo de pesquisa e dois botões. Assim, o usuário entende logo de cara o que precisa fazer e não fica confuso.

Ao separar o devido espaço em branco no seu site, será possível atrair a atenção do usuário para onde se deseja, como os botões de compra, o preço e as condições de pagamento, por exemplo.

3 – Tipografia

Outro grande erro é a escolha de muitos tipos de fonte para o seu site, o que acontece quando o título, a descrição, o preço e outros elementos apresentam fontes totalmente diferentes.

Isso faz com que o site não consiga definir uma personalidade para os seus usuários, além de tornar a leitura um pouco confusa. Por isso, a recomendação é que se use, no máximo, 3 fontes em todo o site.

As fontes também devem apresentar uma boa leitura, para que o usuário não tenha que se esforçar para entender o que está escrito. Além disso, é importante prestar atenção no espaçamento entre as letras, as linhas, o tamanho e as cores das fontes.

4 – Busca

Diz-se que a barra de busca de uma loja virtual é o seu coração, já que é ali que a maioria dos usuários se dirige para procurar aquilo que deseja encontrar. Logo, ter uma busca ineficiente é um grave erro de SEO para loja virtual.

É fundamental que o sistema de buscas de sua loja virtual seja inteligente, ou seja, consiga encontrar aquilo que o usuário procura, mesmo que ele tenha digitado alguma letra errada ou o termo no singular ou no plural, por exemplo.

Para evitar que isso aconteça, grande parte das plataformas de e-commerce disponibiliza um campo de tags no cadastro do produto, onde é possível digitar o nome do produto incorretamente ou até mesmo outros termos que possam levar a ele.

O melhor jeito de saber, se a barra de pesquisa da sua loja virtual é eficaz ou não, é testando. Entre no site e pesquise pelo nome de alguns produtos com algumas letras erradas, no singular ou no plural. Caso ela encontre, então o usuário será beneficiado.

5 – 404

A página 404 aparece quando o usuário clica em um link que não existe mais, uma categoria que foi removida ou modificada, acessa uma URL que não está disponível ou qualquer outro problema do tipo. Ela existe em todos os sites.

Para ter um bom SEO para eu e-commerce, também é importante se atentar à página 404 e criar uma versão personalizada e amigável, que leve em consideração a experiência do usuário e ajude a mantê-lo navegando na loja.

Essa página sempre deve informar que aquele conteúdo não existe mais ou foi removido, da maneira que você achar melhor, mas é importante que ela tenha algo de interessante, como um banner, um link para páginas de categoria ou mesmo uma barra de pesquisa.

Se a página 404 for padronizada, então o usuário chegará nela e, provavelmente, sairá do site, já que ela não apresentou qualquer tipo de informação que lhe seja útil, o que também influencia na retenção do usuário e na probabilidade da conversão.

6 – Conteúdo

Todo o conteúdo existente em um site deve ser focado exclusivamente no usuário. Afinal de contas, é ele o objetivo da sua loja. Logo, quando os conteúdos não apresentam essa característica, isso se configura como um grande erro.

Um bom SEO deve ter o propósito de oferecer o melhor conteúdo possível ao usuário, que não apenas fale sobre a sua empresa, mas sim que busque atender às expectativas emocionais e racionais que os potenciais clientes tenham.

De nada adianta criar conteúdos para o site que falem unicamente da sua empresa, já que isso não tocará na dor do usuário e, por consequência, não despertará o desejo de que ele compre aquele produto.

Na hora de criar os conteúdos, pense naquilo que você gostaria de encontrar, caso estivesse em uma loja virtual. Sob essa abordagem, o trabalho se tornará muito mais fácil.

7 – Lentidão, Não Responsividade e Falta de Cross-Browser

Todos esses nomes podem parecer um pouco complicados, mas a definição é bem mais simples e intuitiva do que você pode imaginar.

Ter um site lento é ruim tanto para o usuário, que tem que esperar muito tempo até a página ser carregada, quanto para o Google, que priorizará lojas virtuais que carregam mais rápido do que a sua nos resultados de pesquisa.

A falta de responsividade acontece quando o layout e a navegação do site não se ajustam automaticamente aos diferentes formatos de tela (computador, notebook, tablet e celular), o que também faz com que o site perca pontos para o usuário e para o Google.

Por fim, a falta de cross-browser é quando o seu site não funciona corretamente nos principais navegadores do mercado, como Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera e Safari, em suas versões mais recentes. Alguns dos sintomas são itens quebrados no layout e links que não funcionam.

Todos esses são problemas muito sérios de SEO para e-commerce e que prejudicam o seu site, então se atente a cada um deles.

Quão importante é o SEO para loja virtual?

A disponibilidade de verba para investimento em anúncios, seja no Google ou nas redes sociais, é um dos principais problemas que as lojas virtuais encontram, principalmente quando ainda estão no início.

Por isso, o SEO para e-commerce é super importante, já que pode fazer com que ela se posicione em um lugar de destaque nos resultados de pesquisa, o que chama mais atenção dos usuários e, consequentemente, pode lhe ajudar a obter mais vendas.

Logo, o SEO tende a crescer cada vez mais, já que a concorrência nunca para de aumentar e os usuários ficam mais seletivos com o passar do tempo.

Tenha um ótimo SEO para loja virtual!

Cada um dos pontos abordados podem fazer com que o desempenho de sua loja virtual seja insatisfatório, tanto para o usuário quanto para os mecanismos de busca. Por isso, é fundamental investir seus esforços para evitar cada erro.

Para ter mais conhecimento sobre o assunto, o melhor a se fazer é investir em um curso de e-commerce, que ensina as principais técnicas e boas práticas para obter mais sucesso com a sua loja virtual.

A Universidade Ecommerce possui ótimos cursos que abordam sobre o SEO para loja virtual, com todo um material de qualidade que você precisa para aplicar em sua loja.

Acesse o blog da Universidade Ecommerce e confira os melhores conteúdos sobre o assunto preparados especialmente para você!

 

, ,

By



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *